O modelo Arduino Pro Mini é a versão econômica do famoso modelo Uno, onde ele possui o mesmo processador e especificações muito semelhantes, com a diferença de ser muito menor, mais barato, e com 2 pinos analógicos adicionais. Essa versão do Arduino é a ideal para fazer protótipos de produtos finais com tudo direto na protoboard.
As especificações da placa são quase idênticas que a do Arduino UNO, e ela tem como especificações:
A principal desvantagem dessa placa é que ela não possui uma porta USB para fazer o envio dos programas, que precisará ser feito por um conversor USB/Serial externo.
A placa Arduino Pro Mini foi desenvolvida pensando no seu baixo custo e elaboração para projetos finais, onde um mesmo projeto que foi criado no Arduino Uno, pode ser migrado para o Pro Mini utilizando exatamente os mesmos pinos.
A placa possui as seguintes especificações, no qual os pinos são idênticos ao do Arduino Uno:
A placa possui também um botão de reset embutido e também possui um pino para reset eletrônico.
Cada pino digital do Arduino Mega pode suportar até 20 mA e ser usada como entrada ou como saída (com exceção .do A6 e A7, que são apenas entrada).
Observação importante : todos os pinos Digitais e Analógicos funcionam com tensões de 0 a 5V !
O diagrama esquemático do Arduino Pro Mini pode ser consultado clicando aqui.Lembrando que o circuito pode mudar dependendo da versão da placa.
O pinout do Arduino Pro Mini é este abaixo:
Onde as posições dos pinos podem mudar de acordo com o modelo da placa.
Um ponto relevante na aquisição de uma placa Pro Mini é a placa a ser usada para fazer o envio dos programas, já que como dito, ele não possui uma conexão USB. Para isso, você pode escolher entre os seguintes dispositivos:
Como último recurso, se você possuir em casa, você pode usar também alguns desses dispositivos para fazer o envio dos seus programas:
Obs: O uso destes três módulos acima trará algumas dificuldades para gravar os programas.
Também é possível gravar os programas usando o próprio Arduino Uno, mas que não abordaremos por aqui essa técnica.
Se caso optar por usar um adaptador do tipo PL2302hx, você precisará desinstalar o driver que o sistema operacional identifica automaticamente, e instalar este.
Se caso usar um conversor baseado em CP2102, baixe os drivers neste link.
O Arduino Pro Mini acompanha barras de pino, mas que precisam ser soldadas na placa, para que ela seja encaixada em protoboard.
Sempre se atente a fonte externa que você irá usar, pois é recomendado apenas até 12V.
A corrente de saída saída máxima do regulador do pino RAW é de 150mA, logo, se atente aos seus circuitos.
Para fazer o envio dos seus programas para a placa, você deve fazer a conexão dos módulos conversores adquiridos com a placa. A conexão deve ser feita da seguinte forma:
Para o caso do CP2102 de 6 pinos, as ligações devem ser as seguintes:
Onde as ligações os pinos podem estar espelhados, fiquem atentos a sempre ligar:
Para o FTDI232 as ligações devem ser as seguintes:
Onde as ligações devem ser:
Existem diversos tipos de módulos de 4 ou 5 pinos que fazem uma comunicação serial com dispositivos.
Para esses módulos, faça a ligação com o Arduino Pro Mini da seguinte forma
Obs: Se caso o módulo tenha nível TTL de 5V, use um divisor de tensão com um resistor de 1K e outro de 2.2K na conexão TXD do conversor USB para o RXD.
Para realizar o envio dos programas, vá no gerenciador de dispositivos e descubra em qual porta COM se encontra o seu conversor USB/Serial. No meu caso, é a porta COM21.
Na sua Arduino IDE, selecione a placa “Arduino Pro or Pro Mini”.
Na parte processador, selecione o “ATmega328P (5V, 16MHz)”, e selecione a porta correta.
No item “Programador”, selecione “AVR ISP”.
E as configurações estão feitas.
Se caso você usa conversores USB/Serial com 6 pinos e o envio não foi feito da forma correta, volte o “programador” para “AVRISP mkll”.
Como dito, estes módulos de 4 ou 5 pinos não são recomendados porque eles não fazem o envio dos programas de uma forma perfeita, pois, eles precisam que se faça uma manobra pois falta o pino DTR.
O pino DTR serve para indicar o inicio e fim de uma conexão, e como não existe o pino DTR nesses módulos, o envio dos programas precisarão ser feitos da seguinte forma:
Quando você começar a fazer o envio do programa, você aperta o botão físico de RESET da placa Arduino Pro Mini, e assim que terminar de compilar e surgir uma mensagem dizendo o tamanho do Sketch, você deve soltar o botão RESET de forma rápida.
Com essa mensagem acima você deve pressionar o botão RESET.
Com o surgir dessa mensagem você deve soltar o botão RESET rapidamente
Obs: Com esse método não aparecerá a mensagem “carregado”, mas mesmo assim o programa já foi carregado. Nesse caso, aguarde 5 segundos, e retire o conversor USB/Serial do USB. Um erro na Arduino IDE aparecerá, mas o seu programa foi carregado normalmente.
Para testar se a placa Arduino Pro Mini e seu conversor USB/Serial estão funcionando bem, você pode usar dois programas como teste.
O primeiro teste é o Blink, onde esse exemplo faz com que o LED que está embarcado na sua placa arduino pisque. Você pode encontrar ele na Arduino IDE em: “Arquivos > Exemplos > Basics > Blink”, ou copiar o código abaixo:
/* Blink Turns an LED on for one second, then off for one second, repeatedly. Most Arduinos have an on-board LED you can control. On the UNO, MEGA and ZERO it is attached to digital pin 13, on MKR1000 on pin 6. LED_BUILTIN is set to the correct LED pin independent of which board is used. If you want to know what pin the on-board LED is connected to on your Arduino model, check the Technical Specs of your board at: https://www.arduino.cc/en/Main/Products modified 8 May 2014 by Scott Fitzgerald modified 2 Sep 2016 by Arturo Guadalupi modified 8 Sep 2016 by Colby Newman This example code is in the public domain. http://www.arduino.cc/en/Tutorial/Blink */ // the setup function runs once when you press reset or power the board void setup() { // initialize digital pin LED_BUILTIN as an output. pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT); } // the loop function runs over and over again forever void loop() { digitalWrite(LED_BUILTIN, HIGH); // turn the LED on (HIGH is the voltage level) delay(1000); // wait for a second digitalWrite(LED_BUILTIN, LOW); // turn the LED off by making the voltage LOW delay(1000); // wait for a second }
Quando você fazer o envio deste teste, o LED presente na sua placa deverá começar a piscar 1 vez por segundo.
Outro teste que pode ser feito é o de o Arduino enviar mensagens seriais para serem lidas no Monitor Serial. Basta copiar o código abaixo:
void setup() { Serial.begin(9600); } void loop() { Serial.println("Eletrogate: A melhor loja maker do Brasil!"); delay(1000); }
Após enviar o programa, retire o conversor USB/Serial da sua porta USB e encaixe novamente, e abra o monitor serial na sua Arduino IDE (“Ferramentas > Monitor Serial”).
O resultado deverá ser este:
Gostou das possibilidades que essa placa Arduino Pro Mini trazem? Já está pensando em usar ela naquele projeto que você tem que apresentar e deixar tudo mais elegante e só em uma protoboard? Então deixe um “gostei” nesse post.
Esse post te ajudou a fazer a sua escolha de comprar um Arduino Pro Mini pelo seu baixo custo? Quando sua placa chegar, poste no instagram e nos marque lá! @eletrogate
Obrigado por ter lido até aqui
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!