Componentes Eletronicos

Tutorial Digispark: O que é e como usar

Eletrogate 26 de agosto de 2021

Introdução

Digispark é uma empresa que iniciou a partir de uma campanha de Kickstarter bem sucedida, onde a proposta era fazer uma placa similar a Arduino mas para projetos menores, onde não fosse necessário tantos pinos.

A placa utiliza um microcontrolador Attiny85 tendo apenas 6 pinos para serem usados. Conta também com um regulador de tensão para 5V e uma entrada USB, mesmo não possuindo um chip conversor USB-Serial.

E aqui você talvez esteja se fazendo uma pergunta, e com razão: “Mas como essa placa é programada sendo que não há um chip USB-Serial, e o chip Attiny85 não possui interface para USB?”. E este é talvez o maior trunfo desta placa: Eles utilizam um bootloader personalizado chamado Micronucleus, que é open-source e pode ser encontrado no Github o código.

Esse bootloader faz com que a placa Attiny85 tenha uma interface USB minima, podendo ser carregado código para a placa diretamente via USB, sem precisar de gravador externo, ou algo do tipo, como ocorre por exemplo com o Arduino Pro Mini. A desvantagem que esta abordagem trás é que por mais que seja um bootloader bem otimizado, ele consome mais que 1,5Kb de dados da memória flash do seu Attiny85 (que possui apenas 8Kb).

Mas como dito, a placa só possui uma interface USB-Serial minima, onde gravar na placa pode não ser tão intuitivo como em outros modelos de placas compatíveis com Arduino, e veremos aqui neste post as peculiaridades.

 


Aspectos de Hardware e Pinout

Como dito, a placa tem apenas 6 pinos para uso, que são estes:

Blog-Eletrogate-Digispark-Pinout

Pinout da placa Digispark. Créditos: Deviant Art

Onde possui as seguintes especificações:

MicrocontroladorAtmel ATTINY85
Memória flash8KB
EEPROM512 bytes
SRAM512 bytes
6 pinos deI/O
Tensão de operação5VDC (USB) – 7 à 35V (alimentação externa)
InterfacesI2C e SPI
ConexãoUSB
Conversor analógico digital em4 pinos
InformaçãoBaixo consumo de energia
Dimensões26,5 x 18,5 x 4,5mm

Instalando a placa na Arduino IDE

O primeiro passo para o uso é baixar os drivers. Estes drivers podem ser encontrados no link abaixo:

https://github.com/digistump/DigistumpArduino/releases/download/1.6.7/Digistump.Drivers.zip

Após o download ser feito, descomprime o arquivo em algum diretório e faça a instalação como no vídeo abaixo.

Após a instalação dos drivers, abra a Arduino IDE e vá em “Arquivos > Preferências” e no campo “URLs Adicionais para Gerenciadores de Placas” cole o seguinte texto:

http://digistump.com/package_digistump_index.json

Após isso, você deve fazer a instalação da placa na sua Arduino IDE, indo em “Ferramentas>Placa>Gerenciador de Placas”. Procure por: “Digistump” e faça como no vídeo abaixo:

Após isso a placa estará instalada na sua Arduino IDE. Agora para selecionar a placa basta ir em “Ferramentas>Placa>Digistump AVR Boards>Digispark (Default – 16.5mhz)”.

Não é necessário selecionar nenhuma porta USB para gravar o seu Digispark.

Sem inserir a placa no USB cliquem em carregar, e espere a seguinte mensagem aparecer: Plug in device now... (will timeout in 60 seconds)

Após isso, insira a placa no USB e o código será carregado.

 


Observação

Neste post foi utilizado a placa Digispark padrão, mas também funciona para a Placa de Desenvolvimento Attiny85 que possui entrada micro-USB e é compatível com o Digispark.


Conclusão

Neste post vimos como utilizar a placa Digispark, que é bem simples de usar depois de instalada, mas não é nada intuitiva de fazer a instalação e o código pela primeira vez.

Vimos também que essa placa é muito boa para quem está com um projeto que necessita de poucos pinos e não necessita de tantos recursos de comunicação.

Caso você tenha gostado do post e queira mais um post sobre essa placa, ou queira um post do tipo sobre uma outra placa que você tenha interesse, deixe nos comentários.

Caso queira deixar um elogio, fazer uma correção ou fazer uma pergunta, use os comentários abaixo. Será um prazer te responder.

Nos siga no instagram para saber das nossas novidades, é @eletrogate

Muito obrigado por ter lido até aqui, e até uma próxima!

Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!


Sobre o Autor


Gustavo Nery

Cursando Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Apaixonado por eletrônica, computação e tecnologias na área de sistemas embarcados. Nos tempos livres me divido entre desenvolver pesquisa na universidade, adquirir novos conhecimentos e estar com a família.


Eletrogate

26 de agosto de 2021

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!