Você já teve problema com o tamanho do seu projeto? Ou até mesmo dificuldade para instalar em lugares com pouco espaço? Se você gosta de inventar e colocar as suas ideias na prática, já deve ter passado por isso pelo menos uma vez.
Sabemos que a plataforma de prototipagem Arduino é muito prática em um ambiente de teste, em cima da sua bancada, com diversos jumpers e componentes, entretanto existem aqueles projetos permanentes em espaços muito reduzidos quando vamos à prática que dificultam a sua aplicação.
Em um projeto de automação residencial, é necessário que ele fique fixo ao lado de um interruptor, ou até mesmo dentro de uma caixa de passagem, pra isso precisamos de um projeto reduzido e compacto. Pensando assim, existe uma versão reduzida do Arduino Uno chamada Arduino Pro Mini, uma placa de 34 mm x 19 mm que realiza as mesmas funções do Arduino Uno, sem ocupar muito espaço.
Se você já segue o nosso blog já deve estar familiarizado com algumas dicas e tutoriais com o Arduino por aqui e hoje iremos aprender a como programar o Arduino Pro Mini através do Arduino Uno.
Os conhecimentos presentes neste post são úteis quando precisamos minimizar a escala de um projeto, e acima de tudo programar o Arduino Pro Mini.
Na imagem acima é possível ver que o Arduino Pro Mini possui o mesmo número de pinos analógicos, digitais e PWM, tem um led interno associado ao pino 13, suporte nativo a I2C, SPI e TTL, bootloader nativo com auto-reset no momento da programação, etc.
É possível notar também quee ele não possui uma porta de dados, então como enviamos a programação? É é aí que entra o Arduino Uno, também sendo possível usar alguns módulos USB-Serial para isso, mas vamos usar algo que você já possua em casa.
Materiais necessários para o projeto Programando O Arduino Pro Mini com o Arduino Uno
A Ligação deve ser feita da seguinte maneira:
É necessário retirar o microcontrolador Atmega do Arduino Uno, para evitar qualquer tipo de conflito que atrapalhe o funcionamento do circuito. Retirado o chip, monte o circuito como está indicado na imagem acima.
Conecte o cabo USB no Arduino Uno e abra a IDE do Arduino. Observe que o Arduino Mini também será ligado, já que ele está sendo alimentado pelo Arduino Uno.
Na IDE, vá no menu FERRAMENTAS, depois em PLACA, e escolha “ARDUINO PRO or PRO MINI (5V, 16 Mhz) W/ ATmega328”
Depois, utilize a IDE para carregar normalmente seu programa no Arduino Mini. Para teste, utilizei a porta digital 12 para piscar um LED. O código completo está logo abaixo:
int portaled = 12;//Define o pino 12 como Led void setup() { pinMode(portaled, OUTPUT);//Define a porta digital como sáida } void loop() { digitalWrite(portaled, HIGH);//Liga o Led delay(1000);//Espera 1 segundo digitalWrite(portaled, LOW);//Desliga o Led delay(1000);//Espera 1 segundo }
Para usar o seu Arduino Pro Mini depois de programado, você pode tanto deixar conectado ao Arduino Uno para receber energia como também pode conectar a uma fonte de alimentação 5v utilizando as portas laterais de maneira que fique sem depender do Arduino Uno.
Acabamos de demonstrar um tutorial simples e com muitas aplicações possíveis, com integrações em diversos sistemas.
Esperamos que você tenha conseguido montar o seu projeto e vê-lo funcionando. Se surgir qualquer dúvida, deixe-a aí nos comentários.
Gostou deste tutorial? Avalie o nosso post. Tire uma foto e nos marque no Instagram @Eletrogate.
E lembre-se, se não tem os componentes para o seu projeto ou ainda não tem seu Kit Arduino, visite nossa loja virtual e explore o mundo maker.
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!