Enquanto os membros das famílias AVR, STM e PIC são microcontroladores, o Raspberry é um computador em uma única placa. Conta com os principais membros de um computador de mesa, como memórias, SSD, processador e chips de interface. Assim, é capaz de armazenar e processar um sistema operacional, como o Linux, e executar tarefas que estão muito além da capacidade dos microcontroladores. Neste post, veremos como começar a jornada com este equipamento.
Neste post, trataremos sobre o Raspberry Pi 3 B. Suas especificações são:
Abaixo, o pinout da placa:
Para começar, instale e execute o Raspberry Pi Imager, que pode ser acessado neste link.
No site, escolha o instalador adequado para seu sistema operacional:
A tela inicial do aplicativo pode ser vista abaixo:
Selecione “Operating System”. Na tela que irá aparecer, selecione Raspberry PI OS (32-bit).
Então, insira o cartão SD no computador, abra “SD card” ou “Storage” e selecione-o.
Por fim, clique em “Write” e aguarde a instalação.
Primeiramente, retire o cartão SD do computador e coloque no Raspberry. Então, pelos conectores USB, conecte teclado e mouse e, pela saída HDMI, conecte o monitor. Por fim, forneça tensão (5V e ao menos 2A) na entrada de alimentação da placa e aguarde sua inicialização.
Após a inicialização, uma tela de boas vindas será mostrada.
Clique em “Next” e prossiga com a configuração inicial. Após, escolha o idioma e o fuso do seu sistema. Daí, defina sua senha.
Na tela de ajuste da barra de tarefas, só marque a checkbox se sua barra de tarefas não estiver bem ajustada à tela.
Após isso, conecte-se à sua rede WiFi. Então, o sistema buscará por atualizações disponíveis e, caso as encontre, irá instala-las. Este processo pode durar até algumas horas. Por fim, clique em “restart” para reiniciar o Raspberry e concluir as atualizações.
No canto superior esquerdo da tela, encontra-se o ícone do Raspberry. Clique nele para abrir o menu principal do sistema.
Principais janelas:
Além disso, o Raspbian já vem com interpretadores Python embutidos e, por meio do Google Chromium, pode acessar a internet.
Com este primeiro tutorial acerca do equipamento, é possível dar inicio à jornada de desenvolvimento de projetos que envolvam grande poder computacional embutido em pequenos espaços. O Raspberry Pi é uma plataforma com comunidade muito ativa e grandes contribuições open-source. Assim, quase qualquer implementação que puder ser imaginada poderá ser executada. Esperamos que este post seja de ajuda para quem estiver buscando embarcar nessa aventura!
Referência: https://projects.raspberrypi.org/en/projects/raspberry-pi-getting-started/0
Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!