Se você é fã de Arduino, automação e IOT, provavelmente acompanha as novas tecnologias do mercado, e percebeu o crescente movimento maker na área de internet da coisas. Pensando nisso, trazemos neste post a forma mais simples de instalar as três principais placas WI-FI na IDE Arduino.
Estas placas são microcontroladores com antenas WI-FI, podem desempenhar as mesmas funções que a placa Arduino, e até mesmo podem ser integradas a ela.
Existem diversas placas baseadas no chip ESP8266 e ESP32.
Além das placas, vamos utilizar alguns componentes para desenvolver um gravador simples para ESP01.
Como já mencionamos, o ESP8266 é um chip microcontrolador que revolucionou o movimento maker por seu baixo custo e rápida disseminação. O que mais chama atenção é que ele possui WiFi possibilitando a conexão de diversos dispositivos a internet ou rede local. Possui um bom desempenho para diversas tarefas, além de ter uma conexão bastante estável.
O chip em sua forma original, pode ser utilizado em produtos finais para terceiros, para prototipação e para facilitar o manuseio, os fabricantes criaram módulos e placas de desenvolvimento como por exemplo:
O módulo mais comum e mais simples, possui apenas os pinos de controle e duas GPIO’s para entrada e saída. Os pinos TX e RX podem ser declarados como entrada e saída digital, mas deste modo não será possível fazer comunicação serial com outro módulo ou placa através dos pinos.
Veja abaixo sua pinagem:
Assim como o ESP01, este é derivado do chip ESP8266, porém, possui mais recursos. O ESP12E é normalmente utilizado em sua placa de desenvolvimento NodeMCU.
Possui 22 pinos, sendo os de alimentação, controle, comunicação e GPIO’s. Possui uma entrada analógica de 0 a 1V e 9 entradas e saídas analógicas além de TX e RX.
Estas duas placas compartilham da mesma biblioteca, por serem derivadas do mesmo chip.
Vamos utilizar o ESP 01.
Observe o circuito necessário para gravação, atenção: O VCC do ESP deve ser conectado na alimentação 3.3V do conversor USB serial.
A partir deste circuito, confeccionei esta placa em uma placa de fenolite ilhada para facilitar a gravação do ESP.
Após montagem do circuito, abra a IDE Arduino e siga os passos:
Caso utilize a placa NodeMCU (ESP12E), não será necessário nenhum outro circuito, apenas escolha como placa o NodeMCU V3 Lolin (NodeMCU 1.0) e selecione a porta COM.
Também desenvolvido pela empresa Espressif, o ESP32 apresenta-se como um meio inovador no desenvolvimento de projetos automatizados. Esse pequeno componente demonstra ser mais versátil do que seu antecessor, o ESP8266, pois além do clássico módulo de comunicação Wi-Fi, apresenta um sistema com processador Dual Core, Bluetooth híbrido e múltiplos sensores embutidos, tornando a construção de sistema como internet das coisas (IoT) muito mais simples e compacto.
Sua biblioteca pode ser instalada do mesmo modo que a biblioteca do ESP8266, mas caso esta já esteja instalada, devemos tomar alguns cuidados.
Legal né?! Isso acontece devido ao transistor de efeito de campo embutido no ESP32.
Pronto, seu ESP32 está pronto para uso.
Chegamos ao final de mais um tutorial, esperamos que tenha compreendido e gostado. Coloque a mão na massa desenvolvendo projetos com Arduino, ESP8266 e ESP32. Não esqueça de nos marcar nas suas redes sociais. Compartilhe este tutorial com os amigos.
Para saber mais sobre estas placas, acesse os datasheets abaixo:
Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!