Jogo em LCD no Arduino

Introdução

A melhor maneira de aprender algo é se divertindo enquanto aprende, portanto, hoje, iremos desenvolver um jogo bastante simples porém extremamente divertido utilizando Arduino!

O jogo será feito em um LCD, e consiste em controlar um avatar, que chamaremos de “jogador”, e fazer com que ele pule obstáculos e alcance a maior distância possível. Você pode jogar esse mini game sozinho e tentar quebrar seus recordes ou jogar com amigos para ver quem é o melhor. E aí, vamos nessa?

Lista de Materiais

Neste projeto, utilizaremos os seguintes materiais:

Diagrama

A seguir, é ilustrado o diagrama da montagem do jogo em LCD:

A montagem desse projeto é bem simples. O LCD mostrará o jogo, o push button será utilizado para fazer o jogador pular, e o potenciômetro serve apenas para regular a intensidade de luz do LCD.

Código

A implementação do código do jogo é a seguinte:

O código utilizado aqui é relativamente complexo, portanto irei apenas explicar seu funcionamento geral. Basicamente, a implementação define quais leds irão acender no LCD dependendo da posição do jogador. Posteriormente, desenvolve-se todas as ações que o jogador pode ter dentro do jogo, juntamente com os obstáculos que ele terá que enfrentar. A lógica do jogo é bem simples, o jogador precisa apenas pular todos os obstáculos, porém grande parte do código foi utilizado simplesmente para determinar quais leds se acenderão, por isso sua grande extensão.

Bora Jogar!

Feito a montagem e a implementação do código, agora é só se divertir! Confira abaixo minha primeira experiência jogando. Será que você consegue bater meu recorde?

Considerações Finais

Espero que tenha se divertido tanto montando e entendendo como jogando esse game. O Arduino, além de ter várias funcionalidades importantes, também pode e deve ser utilizado em momentos de descontração.

Quer aprender a desenvolver mais jogos em Arduino? Confira nossos posts relacionados e descubra mais!

Gostou do post? Avalie e deixe um comentário para sabermos o que achou.

Siga-nos também no Instagram e receba informações diárias sobre Arduino e eletrônica: @eletrogate.

Até logo!

Referência

Avaliação: 5.0/5. De 6 votos.
Espere por favor...
Ricardo Lousada
Ricardo Lousada
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Ocupo meu tempo aprendendo cada vez mais sobre eletrônica e programação, áreas que mais gosto. Meus hobbies são cinema e livros.
Acesse nossa loja