Não encoste no fio! – Jogo no Arduino

Introdução

Hora da descontração! Falar de assuntos sérios é muito importante, mas todo mundo precisa descansar e relaxar em algum momento, e foi pensando nisso que desenvolvemos pra você um jogo simples em Arduino para aplicar todo o conhecimento que aprendeu até aqui com nosso blog. Vamos lá?

O jogo que projetaremos aqui é o “Não encoste no fio!”. Provavelmente, o leitor já conhece. Basicamente, ele consiste em passar um aro de cobre ou alumínio por um fio curvilíneo do mesmo material sem encostá-lo. É muito divertido, tanto para jogar sozinho e desafiar seu controle motor, quanto para jogar com amigos e ver quem consegue chegar no final. Aqui, apresentaremos tanto o código implementado quanto a montagem do hardware em Arduino. Mas, primeiro, vamos aos materiais utilizados.

Lista de Materiais

Nesse projeto, utilizaremos os seguintes materiais:

Diagrama

A seguir, é ilustrado o diagrama da montagem do jogo em Arduino.

Diagrama Esquemático

A função de cada componente é a seguinte: o potenciômetro tem o objetivo de regular a tensão que irá para o LCD; o display mostrará quantas vezes o jogador “morreu”; o led vermelho se acenderá quando o jogador encostar no fio; o led verde permanecerá aceso enquanto o jogador não encostar no fio; o buzzer tocará quando o jogador encostar no fio; o push button tem a função de reiniciar o jogo quando pressionado; a segunda protoboard será utilizada apenas para o jogo dos fios, sendo aconselhado usar uma de 830 pontos (ou mais) para que possa comportar um condutor de bom tamanho.

Lembre-se de colocar fita isolante nas pontas do fio para não ativar a contagem de mortes. O leitor pode ficar despreocupado quanto a um possível choque se encostar nas outras partes do fio, já que em nenhum momento ele será eletrizado. A imagem a seguir ilustra como deve ser feito.

Código

A implementação do código do jogo “Não encoste no fio!” é a seguinte.

O código é em si auto explicativo, porém acho interessante detalhá-lo mais uma vez.

Inicialmente, declaramos as variáveis, inicializamos o display LCD e setamos os pinos que iremos utilizar. Dentro da função loop, criamos algumas variáveis necessárias para o código e implementamos a lógica. A função while tem como objetivo rodar uma sequência de comandos enquanto o jogo acontece, e este loop só é quebrado se o jogador reiniciar o jogo. Dentro dessa função, lemos os pinos e escrevemos no LCD. Se o fio for encostado, liga-se o led vermelho, apaga-se o verde e o número de mortes aumenta. Se não, o led verde permanece aceso, o vermelho apagado e as mortes se mantém a mesma.

Bora jogar!

Feito a montagem e a implementação do código, agora é só se divertir! Confira abaixo minha primeira experiência tentando vencer o jogo (spoiler: falhei miseravelmente).

Considerações Finais

Espero que tenha se divertido tanto montando e entendo como jogando esse game. O Arduino, além de ter várias funcionalidades importantes, também pode e deve ser utilizado em momentos de descontração.

Quer aprender a desenvolver mais jogos em Arduino? Confira nosso post relacionado e descubra mais!

Gostou do post? Avalie e deixe um comentário para sabermos o que achou.

Siga-nos também no Instagram e receba informações diárias sobre Arduino e eletrônica: @eletrogate.

Até logo!

Avaliação: 5.0/5. De 7 votos.
Espere por favor...
Ricardo Lousada
Ricardo Lousada
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Ocupo meu tempo aprendendo cada vez mais sobre eletrônica e programação, áreas que mais gosto. Meus hobbies são cinema e livros.
Acesse nossa loja