Tutoriais

Instalando a Arduino IDE no Windows

Eletrogate 12 de novembro de 2024

Em muitos de nossos projetos aqui no blog, precisamos trabalhar com a programação do Arduino e de outras placas microcontroladas. A ferramenta mais utilizada (e oficial, no caso das placas Arduino) é a Arduino IDE, um ambiente de desenvolvimento completo para todas as placas da família Arduino, ESP8266, ESP32 e até mesmo algumas placas baseadas no STM32!


Instalando a Arduino IDE

Para esse tutorial, você irá precisar apenas dos seguintes itens:

  • Computador com Windows;
  • Placa Arduino ou compatível;
  • Cabo USB compatível com a placa.

Vamos começar sua instalação fazendo o download do instalador, que pode ser encontrado no site oficial – clicando aqui.

Recomendamos sempre que você instale a versão estável mais recente disponível para seu sistema operacional. Como estamos utilizando o Windows 10 em nosso computador, vamos selecionar a opção Windows Win 10 and newer, 64 bits:

A tela seguinte nos propõe fazer uma contribuição para a plataforma, pode clicar em “Just Download” – Aqui é de suma importância que seu navegador não traduza a página, pois essa opção não é exibida quando traduzida.

Na tela seguinte, clique novamente em “Just Download”.

Após esses passos, o download irá iniciar automaticamente. Quando terminar, execute o arquivo baixado e clique em “Eu concordo” na janela exibida.

Nas telas seguintes, basta clicar em “Próximo” e “Instalar”. Ao término, a tela abaixo será exibida e você poderá fechar o instalador desmarcando a caixinha “Executar o Arduino IDE” (não vamos abri-la agora) e clicando em concluir.


Instalando o driver para placas compatíveis

Por ser uma plataforma open hardware, podemos encontrar diversos modelos de placas no mercado, de diferentes fabricantes e com diferentes componentes, mas mantendo a total compatibilidade com o ecossistema do Arduino. Dentre elas, mais comumente, encontramos algumas placas, como o Arduino Nano, o Arduino Uno SMD e o Arduino Mega CH340 utilizando o chip CH340C, que é um conversor USB-Serial genérico responsável por fazer o Arduino se comunicar com o computador.

Diferentemente das placas com o sufixo R3 (Uno R3 e Mega R3, por exemplo), que seguem exatamente o mesmo hardware de uma placa Arduino original (estas contam com o chip ATMEGA 16U2 como conversor USB-Serial, que tem os drivers instalados juntamente com a IDE). As placas genéricas incorporam o CH340C em substituição ao ATMEGA 16U2 visando reduzir os custos de produção, mas isso faz com que esbarremos em um problema: a Arduino IDE não oferece suporte nativo, sendo necessário instalar o driver desse chip de forma manual.

Para resolver esse problema, vamos começar sua instalação acessando o site oficial do desenvolvedor – clicando aqui.

Nesse tutorial, faremos a instalação da versão para Windows, mas também é possível instalá-lo no MacOS e no Linux. Clique no local destacado acima e aguarde o download ser concluído.

O arquivo baixado será em formato compactado (.zip). Abra-o e dê um duplo clique no arquivo CH34x_Install_Windows_v3_4.EXE, para executar o instalador. Após, a janela abaixo será exibida e você só precisa clicar em Install, para iniciar a instalação.

Quando o processo de instalação terminar, a mensagem abaixo será exibida:

Clique em OK e conecte o Arduino ao computador utilizando um cabo USB compatível. Em seguida, clique novamente em Install e aguarde o processo terminar, sendo exibida a seguinte mensagem:

Com o driver instalado, vamos apenas confirmar se a placa está sendo reconhecida corretamente pelo computador. Para isso, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows (basta abrir o menu iniciar e pesquisar por “gerenciador de dispositivos”). Nele, procure o item “Portas COM e LPT” e veja se a placa está sendo exibida como na imagem abaixo:

 

Finalizada a instalação do driver acima, vamos fazer uma pequena configuração, que será extremamente útil futuramente, enquanto estiver programando. Abra a Arduino IDE e clique em “Arquivo”, na parte superior e vá em “Preferências”. A tela abaixo será exibida:

Nela, marque as caixinhas “compilar” e “enviar”. Elas são responsáveis por exibir logs e erros de sintaxe quando começarmos a programar o Arduino. Você também pode alterar o idioma, ativar o modo escuro e alterar a fonte, conforme sua preferência. Clique em “OK” para salvar as alterações.

Feito isso, você terá a Arduino IDE instalada e seu computador pronto para receber e programar qualquer placa Arduino, sejam elas originais, compatíveis ou genéricas.


Conclusão

No post de hoje, vimos como instalar a Arduino IDE e o driver CH340, para que nosso computador reconheça qualquer versão de placa Arduino, sejam elas originais, clones ou genéricas.

Esperamos que esse tutorial lhe auxilie na instalação da Arduino IDE em sua versão para Windows. Caso fique com alguma dúvida, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo, estamos à disposição para ajudá-lo.

Um forte abraço e até o próximo tutorial.


Eletrogate

12 de novembro de 2024

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!