Você, que deseja construir um protótipo ou produto final com ESP32, mas não quer usar as placas de desenvolvimento, pode usar o módulo ESP-WROOM-32 com o módulo adaptador ESP32. Neste artigo, vou demostrar como montar, gravar um firmware e testar.
O objetivo desse artigo e montar um módulo ESP32 wroom no adaptador e rodar um teste simples de piscar o LED. Com essa montagem você tem um circuito sem porta e controladora USB, sem controlador de tensão e outros componentes que não é necessário em um produto final, fazendo o custo para produção cair.
Todos os materiais podem ser comprados em nossa loja.
Pinos do adaptador para conectar o conversor USB/Serial e LED:
Esse é um código simples de pisca LED, utilizado apenas para testar a montagem do ESP32.
#define LEDPIN 4 //A função setup() é executada uma vez antes do loop void setup() { pinMode(LEDPIN, OUTPUT); Serial.begin(115200); } //A função loop() é executada após o setup e é repetida continuamente void loop() { Serial.println("Acende o LED!"); //Ligando o LED digitalWrite(LEDPIN, HIGH); //Aguardamos 5 segundos (5000 ms) delay(5000); Serial.println("Apaga o LED!"); //Desligando o LED digitalWrite(LEDPIN, LOW); //Aguardamos 5 segundos (5000 ms) delay(5000); }
A montagem é simples, mas deve-se tomar cuidado. Antes de soldar, limpe a superfície com álcool isopropilico. Para soldar, é recomendável usar um ferro de solda de ponta fina e solda de 1 mm ou menor. Se tiver, use, também, fluxo de solda.
Na montagem, são usados resistores SMD 0805. Caso não tenha, você pode fazer uma “gambiarra”, como na figura a baixo. Mas, tenha muito cuidado.
O adaptador possuí 2 botões, um para Reset, outro, EN, para entrar no modo de programação:
Para programar o ESP32, utilize um adaptador USB para Serial, como o CP2102. As conexões devem seguir o padrão:
CP2102 ESP32
GND —> GND
3V3 —> 3V3 (lido como 3.3 V)
TXD —> RXD
RXD —> TXD
Após conectar os pinos, deve-se colocar o ESP32 no modo de programação. Para isso, os pinos EN e GPIO0 devem ir para o GND. Para isso, basta pressionar os botões na ordem:
Para iniciar, normalmente, o ESP32, basta alimentar os pinos 3.3v e GND com uma corrente maior que 500mA e clicar, uma vez, no botão RESET para iniciar o firmware.
Nesse tutorial, aprendemos a montar e programar o ESP32 com um adaptador para um produto final ou um protótipo mais enxuto. Para mais material como este, continue acompanhando as postagens semanais do blog e não deixe de visitar nossa loja. Lá, você encontra todos os componentes necessários para desenvolver esse e muitos outros projetos!
Que a força esteja com vocês e até mais!
Referências utilizadas no artigo:
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!