Conhecendo e utilizando o Reed Switch

Você sabia que é possível utilizar um ímã para acionar um LED ou relé e até mesmo trancar automaticamente uma porta ou janela? Não? Então vem com a gente que vamos te apresentar um novo componente que nos proporciona essas e muitas outras finalidades: o Reed Switch!

 

Introdução e Funcionamento

O Reed Switch é um pequeno interruptor elétrico normalmente aberto que é acionado na presença de um campo magnético, seja ele gerado por um ímã ou uma bobina (eletroímã). Sua estrutura é bem simples e consiste apenas em duas placas metálicas separadas entre si por centésimos de milímetro envolvidas por um gás inerte. Quando o aproximamos um campo magnético, essas placas são atraídas e o circuito é fechado, permitindo assim a passagem da corrente. Veja no GIF abaixo como ocorre a comutação dos contatos:

Créditos: Mundo da Elétrica

Aplicações:

O Reed Switch possui uma infinidade de aplicações, sendo mais comum seu uso como fim de curso em portões eletrônicos, elevadores e outros. Vamos te apresentar agora o funcionamento básico desse sensor, para que você possa se orientar e desenvolver as mais diversas aplicações, conforme sua necessidade.

 

Montagem e Programação:

Para a montagem do circuito, basta seguir as conexões ilustradas abaixo:

Ao final, nosso circuito ficou assim:

Código:

O código básico para o funcionamento do Reed Switch é bem simples, sendo semelhante ao de um push button convencional. Seu funcionamento está descrito nos comentários.

Agora basta carregar esse código em seu Arduino e verificar seu funcionamento. O resultado deve ser como no vídeo abaixo:

Conclusão:

O Reed Switch é um componente simples, porém muito versátil e está presente em diversos produtos do seu dia a dia. É um componente que pode ser seu grande aliado em diversos projetos. O limite é a sua imaginação!

Você gostou do Reed Switch? Já usa em seus projetos ou vai usar? Deixa um comentário ai dizendo a sua experiência com este sensor. Se você possui um projeto que utiliza ele, tira uma foto e nos marca no instagram @eletrogate.

Como sempre, obrigado por ter lido até aqui!

 

Avaliação: 5.0/5. De 6 votos.
Espere por favor...
Samuel Martins
Samuel Martins
Cursando Eletroeletrônica no SENAI CETEL. Fanático por eletrônica, automação, impressão 3D e afins, dedico meu tempo livre a pesquisas e projetos ligados às principais áreas de interesse, pratico aeromodelismo e sou curioso por astrofotografia.
Acesse nossa loja