A IDE do Arduino tem contribuído bastante para o desenvolvimento da comunidade maker, sua simplicidade e minimalismo, são qualidades que auxiliam bastante o aprendizado e adesão dos iniciantes. Porém, apesar dessas vantagens, essa IDE ainda possui alguns deficits que para alguns usuários, podem até inviabilizar seu uso, como a ausência de um debugador e autocompletar por exemplo. Além disso, existem outras plataformas que auxiliam ainda mais o desenvolvimento de projetos utilizando Arduino e similares, o que chama a atenção principalmente daqueles usuários mais experientes e exigentes. Nesse tutorial irei explicar como programar o Arduino Uno utilizando ferramentes mais complexas e eficientes, o VS Code e PlatformIO.
O Visual Studio Code é uma IDE desenvolvida pela Microsoft, muito utilizada por desenvolvedores de diversas áreas, como programadores Web, Fullstack, Front e Backend, Python, C, etc. Essa ferramenta tem caído nas graças também de desenvolvedores de firmwares para sistemas embarcados e de IoT.
O melhor de tudo é que o VS Code é gratuito e tem compatibilidade para vários sistemas operacionais, como Windows, Mac e Linux. Também é possível instalar várias extensões que te auxiliam no desenvolvimento do seu programa, como autocompletar código, que além de agilizar o desenvolvimento, te ajuda a desenvolver um código mais limpo.
Ou seja, programar Arduino utilizando o VS Code é um enorme avanço tanto estético quanto produtivo.
Para instalar o VS Code, basta apenas acessar o seu site oficial, ir no botão azul, escolher o sistema operacional (Windows, Linux ou Mac) e baixar. Depois do download realizado, é só prosseguir com a instalação.
Outro recurso que iremos utilizar é o PlatformIO IDE, que é um ecossistema de código aberto para desenvolvimento de software para sistemas embarcados. Oferece suporte para diversos tipos de placas, o que possibilita desenvolver para diversos microcontroladores utilizando apenas uma ferramenta.
O PlatfomIO é mais utilizado como uma extensão para o VS Code, e é assim que o utilizaremos aqui.
Após a instalação do VS Code finalizada, abra o o software e entre na secção de extensões. No campo de pesquisa, digite “platformIO” e em seguida clique no botão “Install”. (Figura 5).
Após finalizada a instalação, as ferramentas para programar nosso primeiro código já estão prontas, para isso basta clicar no ícone do PlatformIO que apareceu no canto esquerdo na coluna de ícones. Em seguida, uma coluna ira aparecer, basta clicar em “PIO Home > Open”, a janela que irá abrir é a página home do PlatformIO, nela temos acesso a configurações de placas, bibliotecas, projetos e afins.
A página PIO Home também pode ser acessada por um atalho, um ícone de uma casa, localizado na aba inferior esquerda do VS Code.
Em seguida iremos desenvolver nosso primeiro projeto utilizando VS Code e o PlatformIO, para isso, na interface que abriu a direita, basta clicar no botão “+ New Project” na interface. (Figura 6).
Depois de clicar em “New Project”, uma janela irá abrir, o Project Wizard. Aqui iremos dar um nome para o nosso projeto, escolher a placa de desenvolvimento que será programada, e o framework utilizado. Para esse projeto, iremos dar o nome de “Piscar LED”, a placa alvo para qual iremos escrever o código vai ser o “Arduino Uno”, em Framework iremos selecionar “Arduino”, e por fim basta clicar em “Finish”. Pode levar alguns segundos ou até minutos para que o software faça as configurações iniciais necessárias e abra a página de projeto. (Figura 7).
Quando a página do projeto abrir, na secção “Explorer”, clique no item “UNTITILED(WORSKPACE)“, a árvore do nosso projeto estará lá, para ter acesso basta expandir “Piscar LED”. Agora, iremos abrir a página no qual iremos escrever o código main do projeto. Para isso basta expandir a árvore do projeto clicando em “Piscar LED” → “src”→”main.cpp”.(Figura 8).
Com a janela main.cpp aberta, já podemos começar a escrever nosso código. Percebe-se que o corpo do código já vem bem similar a quando criamos um novo projeto na IDE do Arduino, porém há um pequeno detalhe, uma linha com a seguinte instrução:
#include <Arduino.h>
Como o PlattformIO oferece suporte para vários outros modelos de placas de desenvolvimento, essa linha informa a IDE as instruções necessárias para compilarmos códigos para o Arduino, uma vez que o software não oferece esse recurso de forma nativa. Antes de escrevermos nosso primeiro código, é importante observar que há alguns comandos importantes localizados no canto inferior esquerdo da interface, como a verificação e upload do código para a placa, monitor serial, e etc.
Materiais necessários para o projeto de exemplo
Para a montagem, basta seguir o diagrama abaixo:
O circuito é bem simples e rápido de ser montado, consistindo apenas em um LED vermelho com o anodo ligado em um resistor de 220Ohm que vai conectado ao pino digital 5 do Arduino, enquanto que o catodo vai conectado ao GND.
Assim como o Hardware, o software desse circuito é bastante simples, e tem como objetivo aqui apenas a ilustração do funcionamento da IDE. Basicamente, o algoritimo irá ligar e desligar o led conectado ao pino 5 em intervalos de 5 segundos.
//Programa: Piscar Led //Autor: Guilherme Lopes void setup() { //Define o pino 5 como saída pinMode(5, OUTPUT); } void loop() { //Liga o Led digitalWrite(5, HIGH); //Aguarda um intervalo de 5 segundos - led ligado delay(5000); //Apaga o led digitalWrite(5, LOW); //Aguarda um intervalo de 5 segundos - led desligado delay(5000); }
Apesar da simplicidade e facilidade que a IDE nativa do Arduino proporciona a seus usuários, ela ainda não é capaz de ser considerada uma ferramenta profissional para a criação de códigos, e em alguns casos, deixando até seus usuários na mão. Porém, com o auxilio do VS Code e de sua extensão PlatformIO, esses problemas em sua maioria são sanados, uma vez que essa ferramenta é altamente customizável e capaz de atender as necessidades da maioria dos desenvolvedores, desde iniciantes até os mais experientes.
Esperamos que esse tutorial seja de grande valia para seu aprendizado e, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários.
Um forte abraço e até a próxima!
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!