Quantas vezes já tivemos que apagar uma lâmpada estando distante demais. Ou até mesmo acendê-la mesmo estando longe, ou desligar um aparelho na tomada que não é mais necessário.
Neste tutorial vamos aprender a como automatizar suas lâmpadas e suas tomadas por meio do arduino e seu celular, onde, utilizando um simples botão, você poderá ligar ou desligar lâmpadas e tomadas.
Se você já segue o nosso blog já deve estar familiarizado com conteúdos de automação por aqui, e hoje iremos aprender um pouco sobre o arduino em conexão Bluetooth com seu celular, através do aplicativo Arduino BlueControl, para o controle de nossos dispositivos.
Os conhecimentos adquiridos neste projeto são importantes para processos industriais, como também tornar nossas vidas mais agradáveis à medida do nosso querer.
Para isso, será necessário que tenha:
Para isso, será necessário que tenha:
Você pode instalar o aplicativo de controle do projeto no link logo abaixo
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.broxcode.arduinobluetoothfree&hl=pt_BR&gl=US
Segue a montagem do projeto representada logo abaixo: Como foi dito o início deste post, a automação serve tanto para lâmpadas e tomadas, a imagem acima temos somente as lâmpadas, devido a fins de processo de edição, mas a sua lógica tanto de programação e ligação dos circuitos é mesma.
Como foi dito o início deste post, a automação serve tanto para lâmpadas e tomadas, a imagem acima temos somente as lâmpadas, devido a fins de processo de edição, mas a sua lógica tanto de programação e ligação dos circuitos é mesma.
O código utilizado neste projeto foi o seguinte:
#include <SoftwareSerial.h> //incluindo a biblioteca de comunicação SoftwareSerial mySerial(0, 1); // 0-RX, 1-TX //Pinos de comunicação bluetooth int rele1 = 11; // Define a porta Digital 9 como rele1. int rele2 = 10; // Define a porta Digital 8 como rele2. void setup() { mySerial.begin(9600); // Define a comunicação serial em 9600. pinMode(rele1, OUTPUT); // rele1 como um pino de saida. pinMode(rele2, OUTPUT); // rele2 como um pino de saida. } void loop() { char caracter = mySerial.read(); // Faz a leitura dos caracteres if (caracter == 'A') { // É identificada como caractere 'A'. digitalWrite(rele1, HIGH); // Liga rele1. } if (caracter == 'a') { // É identificada como caractere 'a'. digitalWrite(rele1, LOW); // Desliga rele1. } if (caracter == 'B') { // É identificada como caractere 'B'. digitalWrite(rele2, HIGH); // Liga rele2. } if (caracter == 'b') { // É identificada como caractere 'b'. digitalWrite(rele2, LOW); // Desliga rele2. } }
O código em si é bem simples, não há dificuldade de entendê-lo, além de ser simples de aumentar a quantidade de relés na programação, por exemplo, caso queira trabalhar com um módulo de 4 relés basta fazer como o código abaixo abaixo:
#include <SoftwareSerial.h> //incluindo a biblioteca de comunicação SoftwareSerial mySerial(0, 1); // 0-RX, 1-TX //Pinos de comunicação bluetooth int rele1 = 11; // Define a porta Digital 9 como rele1. int rele2 = 10; // Define a porta Digital 8 como rele2. int rele1 = 9; // Define a porta Digital 9 como rele3. int rele2 = 8; // Define a porta Digital 8 como rele4. void setup() { mySerial.begin(9600); // Define a comunicação serial em 9600. pinMode(rele1, OUTPUT); // rele1 como um pino de saida. pinMode(rele2, OUTPUT); // rele2 como um pino de saida. pinMode(rele3, OUTPUT); // rele3 como um pino de saida. pinMode(rele4, OUTPUT); // rele4 como um pino de saida. }
Como vimos no código acima, somente acrescentamos novos pinos digitais para os novos relés, mas também não podemos esquecer das mudanças feitas no Void Loop, como detalha o código abaixo:
void loop() { char caracter = mySerial.read(); // Faz a leitura dos caracteres if (caracter == 'A') { // É identificada como caractere 'A'. digitalWrite(rele1, HIGH); // Liga rele1. } if (caracter == 'a') { // É identificada como caractere 'a'. digitalWrite(rele1, LOW); // Desliga rele1. } if (caracter == 'B') { // É identificada como caractere 'B'. digitalWrite(rele2, HIGH); // Liga rele2. } if (caracter == 'b') { // É identificada como caractere 'b'. digitalWrite(rele2, LOW); // Desliga rele2. } if (caracter == 'C') { // É identificada como caractere 'C'. digitalWrite(rele1, HIGH); // Liga rele3. } if (caracter == 'c') { // É identificada como caractere 'c'. digitalWrite(rele1, LOW); // Desliga rele3. } if (caracter == 'D') { // É identificada como caractere 'D'. digitalWrite(rele2, HIGH); // Liga rele4. } if (caracter == 'd') { // É identificada como caractere 'c'. digitalWrite(rele2, HIGH); // Liga rele4. } }
Para deixar o projeto ainda mais dinâmico é possível utilizar o controle de voz como foi citado no vídeo acima, basta trocar os caracteres por alguma palavra chave, assim o microfone entenderá facilmente
Quando for fazer ligação do sistema elétrico com o relé, lembre-se sempre de trabalhar com a energia desligada e um responsável que entenda, energia não é brincadeira, tome cuidado!!!
Acabamos de desenvolver uma aplicação bem simples com inúmeras possibilidades e funções. O funcionamento bem simples consiste em apenas apertar um botão, escrever um caractere ou até mesmo por controle de voz.
O arduino é um equipamento de prototipagem, de fácil acesso, com ele temos inúmeras possibilidades e testes a serem feitos no mundo maker.
Esperamos que você tenha entendido e conseguido montar o seu projeto, qualquer dúvida mande nos comentários aqui em abaixo.
Gostou do projeto e também construiu o seu? Avalie o nosso post. Fez adaptações e conseguiu resultados melhores ainda? Tire uma foto e nos marque no Instagram @Eletrogate.
E lembre-se, se ainda não tem seu kit arduino, entre em nossa loja e explore este mundo maker.
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!