Automação Residencial

A Automação Residencial Aplicada à Gestão Inteligente de Recursos Humanos e à Produtividade Empresarial

Eletrogate 23 de setembro de 2021

O grande desenvolvimento da tecnologia, da Internet das Coisas e sua aplicação em diferentes áreas de atividade revolucionaram a sociedade. A automação residencial consiste no uso de tecnologia para automatizar processos em diferentes campos. A maioria dos sistemas de automação residencial têm sido normalmente aplicada às moradias e edifícios, que de fato, foi onde ela começou a se desenvolver com mais força.

As mesmas premissas utilizadas para automatizar edifícios ou residências têm sido aplicadas em meios industriais ou bem como de trabalho, gerando todo um mundo de possibilidades de melhoria de processos, facilitação do trabalho tanto de empregados como de empregadores e, principalmente, facilitando a redução de custos.

Mas antes de nos aprofundarmos nas aplicações que a automação residencial tem no mundo do empresarial, vamos mencionar quais são as principais vantagens ou benefícios que a automação residencial proporciona em qualquer atividade onde é aplicada:


Economia de energia

Com a automação residencial há controle total dos eletrodomésticos e de aparelhos eletrônicos em qualquer entorno. Esse controle é efetuado por meio do uso de sensores, que podem ser gerenciados e programados previamente. Isso significa uma importante economia de energia, pois podemos programar o tempo que uma lâmpada deve permanecer acesa, apagá-la e acendê-la, otimizar o uso de aparelhos como o ar condicionado e ainda, a abertura e fechamento de janelas de acordo com os horários do dia. Tudo isso pode ser controlado pelo usuário, adaptando seu uso de energia e eletricidade às suas necessidades e originando um uso muito mais eficiente da eletricidade. Por exemplo, com a Symphony Smart Technology é possível ativar esses dispositivos apenas quando necessário, seja porque o usuário está em seu local de atividade ou porque precisa de um determinado recurso. Portanto, essa tecnologia tem sido um dos maiores pilares para que seja possível poupar energia, reduzir custos e ajudar o ambiente.


Desenvolvimento de espaço mais acessíveis

Graças à automação de edifícios e residências, é mais fácil que pessoas com alguma deficiência possam controlar o acesso aos edifícios, rampas ou abrir portas simplesmente pelo telefone ou por meio de um controle remoto.

 

Em muitos casos, para vigilância de edifícios ou pessoas, são instaladas as câmeras de circuito fechado de televisão (CCTV) ou outros dispositivos de gravação, bem como alarmes de controle remoto, para que haja controle tanto de pessoas como do espaço. Isso nos permite controlar remotamente o acesso, tornando esses locais mais seguros. Uma opção muito interessante neste sentido é que podemos saber através do nosso smartphone quando ocorre uma avaria em algum cômodo da casa, edifício ou escritório e poder proceder à reparação ou tomar medidas de segurança a partir do local onde estamos.


Espaços automatizados são mais confortáveis

Não há dúvida que uma casa em que possamos controlar a iluminação, o ar condicionado, a abertura e fecho de estores, a abertura e fecho de portas, a temperatura interior e exterior ou o sistema de som, transformará o seu lugar em um lugar muito mais confortável. Podemos fazer tudo isso simplesmente apertando um botão enquanto estamos sentados no sofá, sem esforço algum e graças ao nosso sistema de automação e telecomunicações. É, portanto, uma grande inovação que está revolucionando o mundo como o conhecemos até agora.


Melhoria das comunicações

Os sistemas de automação residencial nos permitem transferir voz e dados. Isto ajuda a estabelecer a comunicação entre pessoas em diferentes espaços ou entre edifícios automatizados e móveis. Esta comunicação também permite detectar qualquer anomalia em sua casa ou edifício e tomar medidas para a reparar ou resolver de forma antecipada.

A automação residencial tem oferecido um grande número de benefícios e vantagens, ao mundo empresarial e doméstico ao tornar esses locais mais inteligentes.

No entanto, dentro das aplicações que pode ter a automação residencial no âmbito empresarial, vejamos onde pode ser aplicada no campo Recursos Humanos e sua gestão. Talvez você agora se pergunte como a automação residencial se relaciona com os recursos humanos, certo? Vejamos.

A Indústria 4.0 é um conceito que vem se desenvolvendo como uma evolução natural da incorporação de tecnologias nas empresas e na indústria. Este conceito se relaciona com a possibilidade de tornar a indústria mais inteligente, integrando tecnologias com o físico e favorecendo o desenvolvimento de processos automatizados e inteligentes.

Na área de Recursos Humanos dentro da Indústria 4.0, são levadas a cabo as aplicações de controle inteligente, que controlam o horário de trabalho. Graças à instalação de sensores ou dispositivos de controle de presença, tarefas diárias como controlar as horas de entrada e saída dos trabalhadores na empresa podem ser feitas de forma totalmente automática, e de forma que o trabalhador não se aperceba. Através de tecnologias com Bluetooth ou WIFI e através da utilização de técnicas de geolocalização interna e externa, podemos ter a todo o momento a informação da localização do RH da empresa.

Outra aplicação na área de Recursos Humanos diz respeito ao Controle de Acesso a empresas. Com a instalação das tecnologias mencionadas, é possível colocar sensores nos pontos de entrada e saída das instalações, exercendo um controle de acesso de forma totalmente automatizada.

O uso de tecnologia própria do Big Data é outra das aplicações relacionadas à automação residencial e à indústria. Isso facilita para os sistemas instalados em escritórios ou ambientes a coleta constante de informações e dados sobre os trabalhadores que podem posteriormente ser analisados e utilizados na tomada de decisões.

Para mais dicas de automação residencial acesse: Categoria Automação Residencial

Crédito da imagem em Destaque: Foto de Josh Sorenson no Pexels

Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.


Eletrogate

23 de setembro de 2021

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!