Tipos de Arduino

Tipos de Placas Arduino: Conheça as Principais

Eletrogate 18 de junho de 2021

Introdução

Uma das grandes vantagens de se utilizar a plataforma Arduino é sua vasta variedade de placas disponíveis para diferentes tipos de projetos. Porém, escolher qual é a melhor placa para se usar em determinada situação pode ser uma tarefa árdua, e é por isso que o nosso blog decidiu facilitar a vida de nossos leitores makers e listar quais são as diferenças e qualidades dos principais tipos de placas Arduino. Serão abordados neste post: Arduino Uno, Leonardo, MEGA, Pro Mini, Pro Micro, Lilypad e Nano. E aí, bora aprender?


Arduino: O que é?

Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto baseada em hardware e software fáceis de utilizar. As placas Arduino são capazes de ler entradas – como, por exemplo, a luz de um sensor, um botão pressionado, ou até mesmo uma mensagem nas redes sociais – e transformá-las em sinais de saída – como ligar um motor, acender um LED, ou até publicar algo online. Os comandos seguidos pela placa são desenvolvidos a partir de instruções enviadas a ela através da linguagem de programação do Arduino elaborada em seu próprio software chamado IDE.

O Arduino foi concebido no Instituto de Design de Interação Ivrea como uma ferramenta de prototipagem de fácil uso, voltada para estudantes com pouca ou nenhuma experiência em programação e projetos eletrônicos. Por ser uma plataforma de código aberto (que pode ser copiada e comercializada por qualquer pessoa), ela foi capaz de atingir uma popularidade altíssima em pouco tempo, e com isso novas utilidades foram incorporadas às placas, como sua adesão a projetos de IoT (Internet das Coisas), impressão 3D e sistemas embarcados.


Tipos de Placa Arduino

Devido a vasta demanda de diferentes projetos eletrônicos, a plataforma Arduino precisou se adaptar para suprir todas as necessidades dos makers, e com isso, ela desenvolveu diversos tipos de placas Arduino para que cada uma pudesse ser utilizada em situações específicas. Abaixo, teremos uma breve descrição de cada placa e a apresentação de seus pontos mais fortes a serem considerados na sua escolha.

Arduino Uno

Arduino Uno é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega328P. Ela possui 14 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM), 6 entradas analógicas, ela funciona em uma frequência de 16 MHz, se comunica a partir de uma conexão USB, possui um conector de alimentação de energia, um conector ICSP e um botão reset. Para utilizá-la, basta conectá-la ao computador utilizando um cabo USB ou alimentá-la através de uma bateria ou um adaptador de alimentação AC-DC.

Esta placa é uma excelente escolha para quem nunca mexeu com eletrônica na vida, já que ela é a mais popular, possuindo assim mais informações em como utilizá-la na internet, além de ter um ótimo custo/benefício, apresentar ótima quantidade de portas disponíveis e grande compatibilidade com os Shields Arduino. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Uno, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Uno

Arduino MEGA

O Arduino Mega possui basicamente as mesmas características e especificações do Arduino Uno, porém o seu grande diferencial é o seu tamanho e a quantidade de portas disponíveis. O Arduino Mega é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega2560. Ele possui 54 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 15 podem ser usados como saídas PWM), 16 entradas analógicas e 4 UARTs (portas seriais de hardware).

O Mega é a placa perfeita para quem procura fazer projetos mais elaborados, que necessitam de um número maior de entradas e saídas. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Mega, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Mega

Placa Arduino Mega

Arduino Nano

O Arduino Nano possui basicamente as mesmas características e especificações do Arduino Uno, porém o seu grande diferencial é sua compactabilidade. O Arduino Nano é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega328. Ele possui 14 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM) e 8 entradas analógicas. Suas dimensões são 45 x 18 mm. Ele pode ser acoplado diretamente em uma protoboard e sua conexão é feita através de um mini cabo USB.

Seu pequeno porte pode ser extremamente útil em determinados projetos que necessitam de pouco espaço para operar. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Nano, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Nano

Placa Arduino Nano

Arduino Pro Micro

O Arduino Pro Micro, assim como o Nano, também possui compactabilidade como uma de suas vantagens. O Arduino Pro Micro é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega32U4. Ele possui 12 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 5 podem ser usados como saídas PWM) e 9 entradas analógicas. Suas dimensões são 33 x 18 mm. Ele pode ser acoplado diretamente em uma protoboard ou até mesmo soldado em qualquer outro tipo de suporte que o maker tiver, e sua conexão é feita através de um micro cabo USB.

Uma outra características super útil desta placa é sua capacidade de emular dispositivos USB como mouses, teclados e outros periféricos em seu computador. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Pro Micro, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Pro Micro

Placa Arduino Pro Micro

Arduino Pro Mini

O Arduino Pro Mini, assim como o Nano e o Pro Micro, também possui compactabilidade como uma de suas vantagens. O Arduino Pro Mini é uma placa baseada em torno do microcontrolador ATmega328p, assim como o Uno. Ele possui 14 pinos digitais de entrada e saída (dos quais 6 podem ser usados como saídas PWM) e 8 entradas analógicas. Suas dimensões são 33 x 18 mm. Ele pode ser acoplado diretamente em uma protoboard ou até mesmo soldado em qualquer outro tipo de suporte que o maker tiver. Um ponto negativo do Arduino Pro Mini é que ele não possui conexão USB embutida, portanto, para fazer a comunicação, será necessário um módulo conversor USB.

Basicamente, o Arduino Pro Mini é uma versão compacta e mais barata do Arduino Uno. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Pro Mini, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Pro Mini

Placa Arduino Pro Mini

Arduino Lilypad

O Lilypad Arduino é uma placa arduino especialmente desenvolvida para aplicações em vestuário e tecidos inteligentes, pois pode ser costurado sobre o tecido e conectado a diversos componentes como sensores e LEDs. A placa é baseada no ATmega328P e já vem com o bootloader gravado, que somente é disparado quando o botão de reset é pressionado. Seu design achatado ajuda muito em aplicações onde muitas vezes precisamos esconder o microcontrolador.

Para adquirir esta placa, basta clicar neste link.

Placa Arduino Lilypad

Placa Arduino Lilypad

Arduino Leonardo

O Arduino Leonardo foi uma adição à família Arduino que trouxe consigo novas características e funcionalidades ao mundo de projetos eletrônicos. O microcontrolador utilizado nesta placa é o ATmega32u4, ao invés do ATmega328, geralmente utilizado em placas mais antigas, como o próprio Arduino Uno. Uma vantagem desta placa é sua maior quantidade de pinos analógicos (12 pinos), digitais (20 pinos) e de PWM (7 pinos). O ATmega32u4 também possui uma comunicação USB embutida, que elimina a necessidade de um processador secundário utilizado exclusivamente para cuidar desse tipo de comunicação.

Uma outra características super útil desta placa é sua capacidade de emular dispositivos USB como mouses, teclados e outros periféricos em seu computador. Para saber mais sobre esta placa, basta acessar este link e conferir nosso post sobre o Arduino Nano, e para adquirir um, basta clicar aqui.

Placa Arduino Leonardo

Placa Arduino Leonardo


Considerações Finais

Espero que tenha gostado do post. O objetivo aqui foi apenas iniciar sua jornada no mundo do Arduino, porém há ainda muito a aprender. Confira nossos posts específicos de cada Arduino e aprenda mais!

Deixe um comentário sobre seu interesse com Arduino e diga se esse artigo te ajudou a descobrir mais sobre essa plataforma.

Siga-nos também no Instagram para receber conteúdos diários sobre Arduino e eletrônica: @eletrogate.

Até mais!


Sobre o Autor


Ricardo Lousada
@ricardo_lousada

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Ocupo meu tempo aprendendo cada vez mais sobre eletrônica e programação, áreas que mais gosto. Meus hobbies são cinema e livros.


Eletrogate

18 de junho de 2021

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!