Já ouviu falar do Sensor Capacitivo Touch TTP223B? Para os mais íntimos, somente sensor touch. Neste tutorial, você vai aprender de uma maneira simples como ele funciona, aplicações com o Arduino, programação e até exemplos no nosso dia a dia. Vamos lá!!
Como o nome diz esse sensor é capaz de reconhecer toques. Quando o seu dedo toca na região demarcada, a saída do sensor é ativada e envia um sinal para o Arduino. O módulo é baseado no circuito integrado TTP223B que é capaz de identificar a variação da capacitância na placa com grande precisão e sensibilidade.
Vale lembrar que sua tensão de operação varia de 2V até 5,5V. Se atente para não ligar o módulo em uma tensão acima da especificada, pois poderá danificar o seu sensor.
Para este projeto, iremos utilizar os seguintes materiais:
O diagrama acima é bem simples de ser interpretado: o LED está conectado à porta D12 do Arduino Nano, com um resistor conectado no GND da protoboard, o Sensor Touch segue com o VCC e o GND conectado na protoboard, enquanto seu pino de sinal vai conectado ao pino D2.
const int pinSensor = 2; // Pino do sensor conectado a porta digital 2 do Arduino Nano. const int pinLed = 12; // Pino do led está conectado a porta digital 12 do Arduino Nano. void setup() { pinMode(pinSensor, INPUT); // O pino do sensor foi definido como entrada. pinMode(pinLed, OUTPUT); // O pino do led foi definido como saída. } void loop() { if (digitalRead(pinSensor) == HIGH){ //Quando o sensor for tocado, a leitura é HIGH. digitalWrite(pinLed, HIGH); // O led acende enquanto estamos tocando o sensor. } else{ digitalWrite(pinLed,LOW); // O led é desligado } }
O código acima irá funcionar da seguinte maneira: enquanto estivermos tocando o sensor na área indicada, o LED irá acender e continuará aceso até tirarmos o dedo, assim sendo desligado.
Caso você queira deixar o LED aceso sem estar em contato com o sensor o tempo todo, utilize o código abaixo.
const int pinSensor = 2; // Pino do sensor conectado a porta digital 2 do Arduino Nano. const int pinLed = 12; // Pino do led está conectado a porta digital 12 do Arduino Nano. // set variables byte estado = 0; // Variável para leitura do sensor byte guarda_estado = 0; // Variável para armazenar os valores do sensor. byte estado_anterior = LOW; void setup() { pinMode(pinSensor, INPUT); // O pino do sensor foi definido como entrada. pinMode(pinLed, OUTPUT); // O pino do led foi definido como saída. } void loop(){ // Leitura do estado do sensor: ativado = (HIGH) ou desativado = (LOW). estado = digitalRead(pinSensor); // Verifica se o sensor foi tocado (HIGH). if ((estado) && (!estado_anterior)) { // Se o estado for HIGH e estado_anterior for LOW. // Inverte o valor da variável guarda_estado. guarda_estado = !guarda_estado; delay(10); } if (guarda_estado == HIGH) { // Liga o led. digitalWrite(pinLed, HIGH); } else { // Desliga o led. digitalWrite(pinLed, LOW); } estado_anterior = estado; }
Comparado com a programação anterior, o código agora está maior, porém, ainda não é nada complicado. Como dito anteriormente, o código acima tem a seguinte função, quando o sensor é tocado o led permanecerá aceso, agora não precisa estar tocando o tempo todo, o led só irá apagar se o sensor for tocado novamente.
O vídeo abaixo mostra na prática o primeiro código.
O seguinte vídeo mostra o segundo código na prática.
Em alguns projetos podemos optar pelo sensor touch ao invés do push botton, deixando seu projeto ficará com uma pegada mais futurista.
Já pensou no seu interruptor de uma forma diferente? Muito bem, a partir dos sensores capacitivos, foram desenvolvidas novas espécies de interruptores, basta tocar que ele já realiza a sua função. Você pode combiná-lo com um relé e deixar o seu quarto mais divertido com um sistema simples de automação.
Uma curiosidade dos sensores capacitivos é que podem ser usado para detectar materiais diferentes (diferenciar um sólido de um líquido, por exemplo), conforme a calibragem feita no sensor.
Acabamos de desenvolver um projeto bem simples com inúmeras possibilidades e aplicações. O funcionamento é bem intuitivo, consistindo em apenas tocar o sensor, que atua por sua vez como um push botton.
Esperamos que você tenha entendido e conseguido montar seu projeto e, se ficou com alguma dúvida mande nos comentários.
Gostou do projeto e também construiu o seu? Avalie o nosso post. Fez adaptações e conseguiu resultados melhores ainda? Tire uma foto e nos marque no Instagram @Eletrogate.
E lembre-se, se ainda não tem seu kit Arduino, entre em nossa loja e explore as infinitas possibilidades que o mundo maker pode proporcionar.
Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!