Até 2012, a Arduino havia lançado somente placas de desenvolvimento baseadas em microcontroladores de 8 bits. Entretanto, no dia 22 de outubro deste ano, entrou para o mercado o Arduino Due. Controlado por um Atmel SAM3X8E, este é o primeiro Arduino a integrar a tecnologia ARM de 32 bits. Com tamanho muito próximo ao do Arduino Mega, a placa tem poder de processamento muito superior ao de seus descendentes. Neste post, veremos as principais características da placa e faremos sua primeira programação.
O item central da placa é seu microcontrolador, o SAM3X8E, com core CORTEX-m3 e 144 pinos no encapsulamento LQFP. Possui memória flash com 512 KB para memória não volátil e SRAM de 96 KB para dados voláteis. O uC opera em 3.3 V, mas a placa pode ser alimentada por tensões entre 7 e 12 V, devido a seu regulador.
Fonte na imagem
Quando baixada, a Arduino IDE não possui o recurso de programação em placas ARM. É simples, no entanto, habilitar essa opção: basta acessar o gerenciador de placas, pesquisar por “Due” e instalar o pacote “Arduino SAM Boards (32-bits ARM Cortex-M3).
Nosso primeiro programa para a placa Due será o “blink”, encontrado em Arquivo -> Exemplos -> 01.Basic -> Blink. Quando programada, a placa piscará o LED “L”, como mostra o vídeo a seguir:
void setup() { analogReadResolution(12); // altera a resolução das entradas analógicas, que por padrão é de 10 bits (por compatibilidade com as demais placas), para 12 bits analogWriteResolution(12); // define a resolução da saída analógica como 12 bits } void loop() { analogWrite(DAC0, analogRead(A0)); // espelha a leitura analógica na saída DAC0 }
O vídeo a seguir mostra que a amplitude da saída analógica é menor do que a da entrada: 0.54 a 2.76 V. Isso decorre das limitações inerentes aos semicondutores utilizados no controle da saída de tensão.
ATENÇÃO: NÃO APLIQUE TENSÕES SUPERIORES A 3.3 V NAS ENTRADAS ANALÓGICAS DA PLACA
Placas com processadores de 32-bits são muito poderosas e eficientes. Para começar, é importante dar atenção aos códigos mais simples. Com a prática, no entanto, é possível explorar seus recursos para aplicações de alto nível, que superam os limites dos microcontroladores de 8 bits.
Espero que este post sirva para esclarecer os primeiros passos com a placa e instigar a curiosidade sobre ela. Obrigado pela leitura!
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!