Módulo NodeMCU é uma placa que foi criada para facilitar o desenvolvimento de aplicações para o módulo ESP8266 ESP-12.
Como é possível ver na foto, existe um módulo ESP-12 soldado na placa. Nessa placa já existem todos os circuitos necessários para fazer o ESP-12 funcionar – interface Serial-USB, regulador de tensão, leds indicadores, botões de controle (Reset e Flash) e barramentos de pinos para permitir o uso em Protoboards.
A grande vantagem dessa placa NodeMCU é que ela funciona como se fosse um Arduino. Você conecta o cabo USB, e com a IDE Arduino você carrega seus programas na placa. Nem precisa pressionar os botões !
Esse são os modelos de NodeMCU-ESP12 mais comuns, atualmente:
Para a alimentação do ESP-12, existe um regulador de 3,3V AMS1117 (corrente max 1A).
Considerando que o consumo máximo de um ESP-12 é de aproximadamente 200 mA, sobra uma corrente disponível de 800 mA. Mas se for usar a tensão de 3,3V do próprio regulador para alimentar um outro dispositivo externo, recomendo que nunca ultrapasse os 500 mA.
A alimentação dessa placa pode ser feita através do próprio conector USB (5,0V) ou então através do pino VIN (EXT) , com uma alimentação regulada de 5,0V .
Apesar do Regulador AMS1117 aceitar tensões de até 9V na entrada, recomendo que se for alimentar a placa através desse pino, use sempre uma fonte regulada de 5V, pois assim nunca sobre-aquecerá o regulador! Evitando um possível defeito no mesmo.
Não recomendo que use o pino 3,3V REG para a entrada de alimentação da placa. Esse pino é a saída do regulador e não a entrada. Mas no site da ESPRESSIF, tem a informação de que a alimentação possa ser também através do pino 3,3V REG.
O Chip da interface Serial-USB é o CP2102 da Silicon Labs. Ele suporta USB 2.0. (não suporta USB 3.0). Baud Rates até 1 MBps. Na placa NodeMCU, a alimentação 3,3V do CP2102 é feita através do regulador AMS1117.
O consumo máximo de corrente desse chip é de apenas 26 mA. O CP2102 possui um regulador interno de 3,3V, mas nessa placa NodeMCU, esse regulador não é usado.
Para fazer a comunicação serial-USB com o seu computador é necessário que, antes de conectar o cabo USB, instale os drivers do CP2102.
Para fazer o download desses drivers para Windows, Macintosh OSX, Linux e Android , use o link abaixo:
Pinagem do Módulo NodeMCU-ESP12 | Fonte: NodeMCU ESP-12 (www.arduining.com)
Observação interessante : Os pinos DTR e RTS do Chip CP2102, controlam o pino ENA (reset chip ESP-12) e o pino GPI_0 (Load program). Portanto, ao gravar um programa com a IDE Arduino, não é necessário pressionar o botão de BOOT (Load).
Todos os pinos GPIOs, podem ser entradas ou saídas dependendo da configuração dos mesmos. Não ultrapasse a corrente de 12 mA em cada porta dessas, pois poderá danificar o chip.
O recomendado é 6 mA. O nível de tensão a ser usado nessas portas não deverá ultrapassar os 3,3V. Se for necessário conectar o NodeMCU à outro dispositivo de tensão maior, como um Arduino ou módulos de 5V, use conversores bidirecionais de tensão como o do link abaixo ou use divisores resistivos de tensão.
Fonte: User Manual for ESP12 Kit
O NodeMCU ESP12 tem duas fileiras de 15 pinos (total 30 pinos). A distância entre as duas fileiras é grande (2,30 cm), mas poderá inseri-lo em um Protoboard 830 Pontos. Os pinos RESERVED não deverão ser usados, como o nome já diz, são reservados.
A Placa NodeMCU ESP12 deve ser conectada no seu computador, usando um cabo USB com conector micro-USB. Qualquer porta USB poderá ser usada, mas dê a preferência para uma porta USB que suporte a corrente de 500 mA ou mais.
Antes de conectar o cabo, como eu já informei, instale os drivers do chip Serial-USB. Aguarde o reconhecimento da placa pelo Windows.
Para descobrir qual porta COM será usada pela Plataforma de Desenvolvimento (IDE) do ESP8266, acesse o Gerenciador de dispositivos e identifique a COM configurada.
Digite Gerenciador de dispositivos na caixa de pesquisa do Windows e selecione-o. No meu PC, a porta configurada foi a COM3.
O NodeMCU é configurado no gerenciador de dispositivos
Diagrama eletrônico (esquemático) da placa NodeMCU ESP-12:
Diagrama esquemático da placa NodeMCU ESP-12 | Fonte: User Manual for ESP12 Kit
Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário!
Tutoriais sobre NodeMCU – ESP12:
NodeMCU – ESP12 – Usando Arduino IDE (2)
NodeMCU – ESP12 – Alarme Residencial IOT (3)
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!