Modelagem 3D é o processo de criação de objetos tridimensionais. Esse processo é muito utilizado na criação de filmes, jogos e animações, e ultimamente tem sido amplamente difundido graças à acessibilidade das impressoras 3D. Hoje vamos te ensinar a dar seus primeiros passos nesse mundo de possibilidades usando o SketchUp e, mais à frente, apresentaremos o funcionamento básico de um dos fatiadores mais poderosos para impressoras 3D do tipo FDM (filamento): o Ultimaker Cura 4.7!
E para você que deseja comprar uma impressora 3D multifilamento com excelente custo x benefício, conheça nossa linha de impressoras da Creality:
Ender 3;
Ender 3 Pro;
Ender 3 V2.
O SketchUp é uma ferramenta de desenvolvimento 3D já consolidada no mercado há muito tempo. Suas principais aplicações estavam voltadas para as áreas de arquitetura e maquetes e recentemente vem ganhando espaço no desenvolvimento de peças técnicas para impressão 3D. Para o nosso tutorial, vamos fazer o uso da versão online do SkechUp, mas o mesmo possui uma versão de testes para Desktop, caso necessite de ferramentas mais robustas. Vamos ao passo a passo:
Para começar, acesse o ambiente de desenvolvimento online do SketchUp clicando aqui.
Você será direcionado para a página abaixo e em seguida, clique em “Começar a Modelar”.
Após isso, a página de login será exibida e, para prosseguir, crie sua conta da forma que preferir.
Em seguida, você será direcionado para a página inicial do modelador. Para iniciar os trabalhos, clique em “Criar Novo” e selecione a opção “Modelos simples – milímetros”. Siga esse padrão para todas as suas modelagens voltadas à impressão 3D, pois o dimensionamento das peças, configuração da máquina e configuração do fatiador são feitos na escala de milímetros.
Vamos te apresentar agora a interface de modelagem do programa e algumas ferramentas básicas, para que você possa começar a criar seus próprios modelos em 3D. Veja só:
A: No item A temos as ferramentas de desenho e medição. Vamos abordar algumas delas mais abaixo.
B: No item B temos uma silhueta humana de tamanho real que serve como referência para nossas peças. É importante que você a remova (basta clicar em cima e teclar Delete) para evitar que a mesma saia na sua peça final.
C: No item C temos o campo de medidas. Através dele podemos saber as dimensões de determinada peça e também inserir pontos de referência, como mostraremos logo mais.
D: No item D temos as configurações avançadas de algumas ferramentas do item A e a configuração de visualização do ambiente de trabalho, bem como algumas ferramentas mais avançadas.
E: No item E temos o menu do programa. Através dele podemos salvar, renomear, exportar o modelo em diversos formatos, dentre outras funcionalidades.
– Ferramentas:
Falando sobre as ferramentas, vamos apresentar o básico das que vamos usar no tutorial de hoje. As demais você poderá explorar conforme sua evolução na modelagem 3D. São elas:
Na lateral esquerda, temos:
Branco: Ferramenta Seleção. É usada para selecionar os objetos no ambiente de trabalho.
Cinza: Ferramenta Extrudar. É usada para dar o aspecto 3D para a peça.
Vermelho: Ferramenta Movimento, sendo elas Órbita (Verde) e Panorâmica (Azul). São utilizadas para mudar o ângulo de visão da peça.
Rosa: Ferramenta Linha. É utilizada para traçar linhas individuais no ambiente de trabalho.
Preto: Ferramenta Fita Métrica. É utilizada para medições e marcações de referência.
Marrom: Ferramenta Borracha. É utilizada para apagar formas ou segmentos de reta indesejados.
Laranja: Ferramenta Formas Geométricas. É utilizada para desenhar formas geométricas de forma eficiente, bastando inserir o tamanho dos lados (Ferramenta Retângulo, em Azul Turquesa) ou do raio (Ferramenta Círculo, em Amarelo).
Vermelho Escuro: Ferramenta Arco. É utilizada para traçar linhas curvas a partir de dois pontos (Verde Lima) ou mais.
Roxo: Nesse campo temos alguns ângulos de visão pré – definidos. São utilizados para exibir com precisão determinadas faces do objeto ou posicionar a área de trabalho em um determinado eixo do plano cartesiano, permitindo assim o início dos trabalhos com o correto posicionamento da peça.
Antes de começar a modelar, você deve ter conhecimento da aplicação que sua peça terá. No nosso caso, estaremos desenvolvendo um suporte para o nosso sensor ultrassônico, modelo HC-SR04 e precisamos encontrar as medidas do mesmo, para que o suporte fique com as corretas dimensões. Para isso, vamos pesquisar pelo termo “HC-SR04 dimensions” no Google Imagens. Veja só:
Esse aqui foi o arquivo que selecionamos:
Feito isso, abra o SketchUp e crie um novo modelo na escala de milímetros, como já ensinado anteriormente e não se esqueça de deletar a silhueta humana!
Após isso, selecione a visão superior com a ferramenta Cenas e, com a ferramenta Retângulo, vamos traçar um retângulo nas medidas do sensor. Você pode simplesmente marcar o ponto inicial e digitar as medidas que precisa, sendo o primeiro valor correspondente ao comprimento (eixo X) e o segundo, à largura (eixo Y) sempre separados por vírgula. Ex.: 49, 24.
Caso precise usar casas decimais, use ponto, pois a vírgula é usada para separar os eixos. Ex 49.5, 24.1.
Veja no GIF abaixo todo esse procedimento:
O próximo passo é fazer marcações de referência no retângulo para encontrar o local exato dos furos do sensor, do cristal e do arredondamento das bordas, usando a ferramenta Fita Métrica. Com a ferramenta Círculo, clique no local encontrado e informe o valor do raio para desenhar o círculo. Note que o mesmo possui arestas bem acentuadas, não formando perfeitamente um círculo. Para corrigir isso, selecione a forma desenhada e no painel direito, clique na primeira opção (informações da entidade) e dobre o valor de segmentos ali presente. Isso fará com que as arestas da sua peça desapareçam. Com a ferramenta Seleção, clique na área interna dos círculos desenhados e tecle Delete. Isso fará com que seu desenho tenha os orifícios para passagem dos sensores, conforme mostrado no GIF abaixo:
Vamos agora fazer o encaixe do cristal do display e arredondar os cantos. Para isso, vamos utilizar em primeiro lugar a ferramenta Fita Métrica. Comece tomando por referência o centro da peça e marque o tamanho do encaixe, bem como sua altura. Em seguida, trace com a ferramenta Linha o contorno do encaixe e, usando a borracha, apague o que não pertencerá à sua peça.
Para arredondar os cantos, vamos selecionar a ferramenta Fita Métrica para referenciar a distância que indicará o tamanho do arco a ser desenhado. Feito isso, com a ferramenta Arco de 2 pontos, trace uma diagonal ligando as duas referências feitas anteriormente e, arrastando o mouse, escolha o tamanho do arco que deseja, conforme o GIF abaixo:
Importante: Se o canto a ser arredondado for muito pequeno, você pode se deparar com o seguinte erro:
Para resolver, basta teclar “ctrl -” e reduzir o número de lados conforme necessário. Caso queira aumentar esse valor, tecle “ctrl +”.
Nesse ponto, seu desenho estará parecido com esse:
Precisamos agora desenhar a base do nosso suporte. Para isso, aumente o tamanho da sua peça desenhando outro retângulo com o comprimento desejado a partir da base do desenho anterior ou se preferir, use a ferramenta Linha para isso e em seguida apague a linha de base do desenho anterior, conforme o GIF:
Feito isso, vamos transformar nosso desenho 2D em uma forma 3D usando a ferramenta Extrudar. Clique no centro do desenho e defina a espessura desejada, podendo arrastar até obtê-la ou simplesmente informar o valor, em milímetros.
Para finalizar o formato de L do suporte, vamos referenciar a espessura da peça a partir da sua base e traçar uma linha. Feito isso, novamente selecionamos a ferramenta Extrudar e, no pequeno retângulo formado, finalizamos a base em forma de L.
Use as ferramentas de posicionamento (Órbita e Panorâmica) para verificar se toda a peça está correta e ao final, seu modelo 3D estará assim:
Para finalizar, vamos exportar o modelo em STL, formato padrão para impressões 3D. Vá no menu Preferências, no canto superior esquerdo, Exportar, STL e pronto! Seu suporte já está pronto para ser fatiado e preparado para a impressão.
O próximo passo será preparar a peça para ser impressa. Essa etapa será feita usando o Cura 4.7, mas deixaremos para um post futuro. Até lá, fique com um pequeno timelapse da impressão e o resultado obtido 🙂
Trouxemos aqui o processo básico da modelagem de uma peça simples em 3D. Você pode explorar mais recursos do SketchUp e incrementar melhorias nesse e em outros projetos que venham atender a sua necessidade. Uma dica interessante é que caso você possua o sensor usado, verifique constantemente as medidas tanto do sensor quanto do modelo 3D, evitando correções e até mesmo a perda da impressão.
Se ficou alguma dúvida ou alguma sugestão, deixe nos comentários e se você modelou sua primeira peça com base no nosso tutorial, poste o resultado no Instagram e mencione a @Eletrogate. Estamos curiosos pra ver os resultados obtidos por nossos leitores!
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!