Automação Residencial

Luz de Emergência com Relé e Transistor

Eletrogate 26 de abril de 2022

Introdução

Hoje, você vai aprender a fazer uma luz de emergência. Se você mora em um prédio ou mesmo trabalha em um, deve saber que, quando acaba a energia, você tem que usar as escadas e, lá, sempre tem uma lâmpada especial que acende quando falta energia, a luz de emergência. Neste tutorial, vamos aprender a criar uma luz de emergência com alguns componentes eletrônicos. Quando a energia acabar, você terá uma lâmpada de emergência para te ajudar. Se você já segue nosso blog, deve estar acostumado com alguns tutoriais por aqui. Hoje, iremos aprender um pouco sobre como usar componentes eletrônicos e uma protoboard para criar a sua luz de emergência! Os conhecimentos adquiridos neste tutorial serão importantes para futuros protótipos que você possa desenvolver.


Diagrama

Seguem, abaixo, os diagramas do projeto:

A partir do diagrama acima. você pode construir sua luz de emergência em casa. Mas, lembre-se: para construir o seu projeto do jeito certo, siga o passo a passo no tópico abaixo.


Montagem

Antes de descrever o passo a passo para a montagem do projeto, precisamos entender como ele irá funcionar. A luz de emergência irá funcionar da seguinte maneira: enquanto houver energia elétrica na fonte de 12v, a luz estará desligada. Mas, no momento em que a energia for interrompida ou acabar, a luz de emergência ligará, porque as pilhas nela serão acionadas pelo relé quando a fonte não tiver mais energia.

Vejamos o passo a passo da montagem:

Passo 1: Antes de tudo, você precisa conectar sua fonte de 12v a protoboard. Você pode fazer isso com um módulo, soquete P4 ou conectando diretamente à protoboard;

Passo 2: Precisamos trazer o positivo da protoboard para a trilha do resistor de 1K 𝞨. Em seguida, iremos conectar a perna (Emissor) do transistor 2N2222 à outra trilha do resistor. Logo em seguida, iremos colocar um resistor de 10 𝞨 na terceira perna do transistor (Coletor). Assim, vamos colocar a perna positiva do LED verde na trilha deste resistor e, por fim, iremos conectar a outra perna do LED ao GND.

Passo 3: Agora, vamos ao capacitor. O polo positivo dele vai estar entre a saída do resistor de 1 k𝞨 e o transistor e o polo negativo vai no GND da protoboard.

Depois desses 3 passos, teoricamente, se você colocar a fonte na tomada, o LED verde ficará piscando, indicando que há energia no circuito.

Passo 4: Agora, o lado positivo do diodo será ligado ao GND da protoboard para evitar que a energia liberada pela bobina do relé danifique o circuito.

Passo 5: O negativo do relé vai ao GND da protoboard e o positivo vai na saída do diodo. Para você ter certeza que funcionou, pode ligar o circuito novamente e ver se é possível ouvir o barulho da chapinha do relé se movendo.

Passo 6: Agora você deve conectar as pilhas às outras trilhas de positivo e negativo da protoboard. O próximo passo é ligar o fio laranja do relé na trilha positiva das pilhas.

Passo 7: Agora, você deve ligar o outro terminal do contato do relé no polo positivo dos três LEDS e, por fim, ligar o resistor de 1 𝞨 no negativo dos LEDs e na trilha do GND da protoboard que vem das pilhas AA.

Neste exato momento, o circuito entrará em funcionamento e, logo, os três LEDs irão ligar. Isso, é claro, se a fonte de 12v estiver fora da tomada.


Como Testar

Primeiro, você deve conectar a fonte de 12v a uma tomada. Feito isso, o LED verde irá começar a piscar, indicando que o circuito está recebendo alimentação externa. Mas, caso a energia fornecida pela tomada cesse, o relé será desarmado e o circuito dos LED’s será fechado, os acionando.


Avisos Importantes

Sempre que for criar projetos com eletrônica, você deve prestar atenção e nunca deve trabalhar com o circuito energizado.

O projeto acima foi baseado em um vídeo do Manual do MundoComo fazer uma luz de emergência. Segue o link para você conferir o vídeo: https://youtu.be/Xv_rm43xx1s


Considerações Finais

Acabamos de desenvolver um projeto muito interessante e com alguns componentes eletrônicos que sempre vemos no dia a dia de um maker. A ideia deste projeto é te auxiliar em locais como prédios, salas de aula, auditórios ou até mesmo na sua casa, quando a energia acabar. Esperamos que você tenha entendido e conseguido montar o seu projeto. Qualquer dúvida, mande nos comentários aqui em baixo. Gostou do projeto e também construiu o seu? Avalie o nosso post. Fez adaptações e conseguiu resultados melhores ainda? Tire uma foto e nos marque no Instagram @Eletrogate. E, lembre-se, se ainda não tem seu kit de eletrônica ou arduino, entre em nossa loja e explore este mundo maker.

Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!


Sobre o Autor


Gabriel Felizardo
@gabriel_felizardotv

Com ensino médio e técnico em eletrotécnica completos pelo SESI/SENAI. Gosto muito de eletrônica, tecnologias e temas envolvendo energia.
Trabalho nas redes sociais como vendedor e produtor de conteúdo digital. No meu tempo livre desenvolvo projetos envolvendo o Arduino, além de inventar muitas coisas.


Eletrogate

26 de abril de 2022

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!