Nesse post, iremos aprender a fazer a irrigação automática de uma planta sem utilizar uma plataforma micro controladora. O objetivo desse projeto é desenvolver um sistema de irrigação automática simples. Para isso, não utilizaremos um micro controlador. Por isso, toda a configuração do sistema será feita manualmente pelo potenciômetro do sensor de umidade.
O sensor de umidade do solo tem um objetivo básico: medir a umidade do solo. Essas medições podem ser ajustadas manualmente pelo potenciômetro presente na placa. Isso vai nos ajudar a configurar nosso irrigador automático. Além das portas Vcc e GND , esse módulo possui as portas A0 (analógica) e D0 (digital). Como não iremos usar uma plataforma micro controlada, vamos usar somente a porta D0.
Módulo Sensor de umidade do solo. Créditos: hackeduca.com.br
Para montar o circuito, utilize o seguinte diagrama:
Para configurar o seu sensor, basta colocá-lo na terra seca e girar o potenciômetro até o ponto exato em que a bomba submersível liga. Caso não funcione, basta colocar o sensor na terra molhada e girar o potenciômetro até o ponto exato em que a bomba submersível desliga. Assim, sua irrigação automática está completa.
Como podemos ver no vídeo, quando o sensor é tirado da terra, ele apresenta um nível lógico alto (simulando a terra seca) e liga a bomba submersível. Mas, quando colocamos de volta na terra molhada, o sensor detecta um nível lógico baixo e desliga a bomba.
Aqui, podemos ter uma visão mais de perto do projeto.
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!