Um sensor de chama é um dispositivo capaz de detectar a presença de uma chama em um ambiente. Os sensores de chama usam a propriedade da chama de emitir radiação infravermelha e ultravioleta para detectar sua presença. Quando uma chama é detectada, o sensor envia um sinal para o microcontrolador, que pode alertar o usuário sobre a presença da chama.
Existem sensores que detectam a radiação infravermelha e ultravioleta, mas é muito comum sensores que usam apenas a radiação infravermelha e este é o modelo que abordaremos aqui, apesar do funcionamento de ambos ser semelhante.
O funcionamento do sensor de chamas IR é baseado na detecção da radiação infravermelha emitida pela chama. Esse tipo de radiação é emitido em um espectro de comprimento de onda de 760 a 1100 nanômetros e é invisível ao olho humano.
Observe alguns dos tipos de radiação que temos:
O sensor é capaz de detectar essa radiação e gerar um sinal elétrico em resposta à intensidade da radiação infravermelha detectada. Para ajustar a sensibilidade do sensor, é usado o Trimpot presente na placa do módulo. Esse ajuste permite definir um valor de limiar de sensibilidade para o sensor, determinando a partir de qual intensidade de radiação infravermelha o sensor irá acionar o sinal de detecção de chama.
O sensor de chamas IR também possui um LED indicativo presente na placa, que acende quando uma chama é detectada, e outro LED, que acende quando o módulo é energizado.
Geralmente, a tensão de alimentação varia de 3,3 V até 5 V e conta com uma saída digital, interpretada pelo microcontrolador. Existem alguns modelos que contam, também, com uma saída analógica, o que pode ser interessante, dependendo do tipo de aplicação.
Agora que entendemos o que é um sensor de chama e como ele funciona, vamos construir um projeto prático usando uma placa Arduino.
⚠Cuidado: nesse projeto, usaremos uma fonte de fogo para fazer o acionamento do sensor e é importante ressaltar que o fogo pode ser perigoso e precauções devem ser tomadas para evitar acidentes.
Será descrito tanto o código como o circuito dos dois modelos de sensores. Chamaremos de “primeiro sensor” o módulo vermelho, que contem a saída digital e analógica, e o “segundo sensor” será o módulo azul, que contém a saída digital.
Primeiro sensor:
Segundo sensor:
Primeiro sensor:
/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Sensor de chama 1 com Arduino - @Autor:Abraão da Silva @Blog: Eletrogate @versão: 1.0 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------*/ int sensorChama = 2; //declaração da variável do sensor void setup() { pinMode(sensorChama, INPUT); //Configuração do pino do sensor como entrada Serial.begin(9600); // Configuração da comunicação serial } void loop() { int leituraSensor = digitalRead(sensorChama);// Passando o valor obtido no sensor para a variável "leituraSensor" // Se for detectado o espectro IR da chama imprime no serial "Pegou fogo!" if (leituraSensor == HIGH) { Serial.println("Pegou fogo!"); } // Se NÃO for detectado o espectro IR da chama imprime no serial "Tudo certo." else { Serial.println("Tudo certo."); } delay(1000);//intervalo entre as leituras e respostas } // fim do código :)
Primeiramente, definimos o pino do sensor como a variável sensorChama
. No setup()
, definimos o pino como entrada e iniciamos a comunicação serial a uma taxa de 9600 bauds.
No loop()
, lemos o estado do pino do sensor usando a função digitalRead()
. Se a leitura for HIGH
, imprimimos “Pegou fogo!” no monitor serial. Caso contrário, imprimimos “Tudo certo.” no monitor serial. Por fim, adicionamos um atraso de 1 segundo antes de repetir o processo.
Segundo sensor:
/*----------------------------------------------------------------------------------------------------------------- - Sensor de chama 2 com Arduino - @Autor:Abraão da Silva @Blog: Eletrogate @versão: 1.0 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------*/ int sensorChama = 2; //declaração da variável do sensor void setup() { pinMode(sensorChama, INPUT); //Configuração do pino do sensor como entrada Serial.begin(9600); // Configuração da comunicação serial } void loop() { int leituraSensor = digitalRead(sensorChama);// Passando o valor obtido no sensor para a variável "leituraSensor" // Se for detectado o espectro IR da chama imprime no serial "Pegou fogo!" if (leituraSensor == LOW) { Serial.println("Pegou fogo!"); } // Se NÃO for detectado o espectro IR da chama imprime no serial "Tudo certo." else { Serial.println("Tudo certo."); } delay(1000);//intervalo entre as leituras e respostas } // fim do código :)
Note que a única diferença deste código é o acionamento do sensor que é dado quando o sinal digital é baixo (LOW). Sendo assim, quando o sinal é alto (HIGH), significa que o sensor não detectou o espectro da chama.
Nosso projeto ficou assim:
O sensor de chama é um dispositivo útil para detectar a presença de uma chama em um ambiente e pode ser usado em diversas aplicações. Neste post, aprendemos como funciona um sensor de chama e construímos um projeto prático usando uma placa Arduino.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!