Genius! – Jogo da Memória no Arduino

Introdução

Você acha que tem boa memória? Que tal testar suas habilidades e ainda aprender a montar um projeto usando Arduino? Se está disposto, você irá aprender aqui como montar o jogo “Genius” no Arduino!

Já conhecia esse jogo antes? Se não, aqui está uma explicação rápida. Basicamente, o jogo consiste em memorizar uma sequência de cores que irão piscar aleatoriamente. No início, apenas uma cor irá piscar, mas, a cada rodada, mais uma cor é adicionada a sequência, tornando cada vez mais difícil para o jogador guardar a ordem das cores.

Eu mesmo tentei conseguir a maior pontuação possível nesse jogo. Será que você consegue bater meu recorde? Leia o post até o final e confira!

Lista de Materiais

Os materiais utilizados nesse projeto são os seguintes:

Diagrama

A montagem do projeto está representada a seguir:

Código

O código utilizado nesse projeto foi o seguinte:

O código em si é autoexplicativo, porém acho interessante dar uma contextualização geral ao leitor. Basicamente, o código seleciona aleatoriamente uma das quatro luzes para acender, em seguida o jogador deve pressionar o botão correspondente àquela luz. Caso o jogador acerte a luz piscada, uma nova luz escolhida aleatoriamente pisca em seguida da primeira, e o jogador deve acertar a sequência de luzes novamente. O jogo continua adicionando uma nova luz a sequência até que o jogador erre, e nesse momento, o jogo se encerra e a pontuação máxima do jogador é mostrada.

Bora Jogar!

Tá na hora de colocar o projeto pra rodar. Vamos ver qual foi minha maior pontuação. Será que você consegue me superar?

Considerações Finais

Espero que tenha se divertido com esse game. Exercitar a memória é fundamental, assim como exercitar seus conhecimentos sobre o Arduino, que, além de ter várias funcionalidades importantes, também pode e deve ser utilizado em momentos de descontração.

Quer aprender a desenvolver mais jogos em Arduino? Confira nosso post relacionado e descubra mais!

Gostou do post? Avalie e deixe um comentário para sabermos o que achou.

Siga-nos também no Instagram e receba informações diárias sobre Arduino e eletrônica: @eletrogate.

Até a próxima!

Referências

Avaliação: 5.0/5. De 4 votos.
Espere por favor...
Ricardo Lousada
Ricardo Lousada
Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Ocupo meu tempo aprendendo cada vez mais sobre eletrônica e programação, áreas que mais gosto. Meus hobbies são cinema e livros.
Acesse nossa loja