A empresa Arduino é conhecida por revolucionar e democratizar a eletrônica digital, robótica, e áreas afins. Dentre todos os modelos de placa que a empresa tem, o Uno é o modelo mais conhecido e com mais unidades vendidas.
O mais interessante da placa Uno é que ela foi planejada em ser simples de fazer projetos com ela e a protoboard, e é muito simples também encaixar uma shield que expande as funções da placa, e essa foi a grande sacada.
Uma das shields muito populares para Arduino Uno é a Sensor Shield, que possui algo bem legal: Essa shield facilita a conexão do Arduino Uno com servo motores e expande a quantidades de pinos Vcc e GND para ficar muito simples conectar vários dispositivos.
Já a placa Nano é uma placa bastante popular, pois ela é bastante compacta, já vem a conexão USB e se encaixa diretamente na protoboard, sendo ideal para projetos que você precisa deslocar.
E que tal se a gente pudesse juntar isso tudo em uma shield só?
Neste post veremos uma shield muito legal, que faz com que as pinagens do seu Arduino Nano fique igual ao do Uno, e com a vantagem de ter embutido as vantagens de uma sensor shield.
O mais interessante, é que essa shield funciona também para o seu Arduino Uno, caso você não possua uma sensor shield, ela fará esse papel para ele.
Talvez este seja o post mais simples que você viu neste blog, pois o primeiro e único passo é soldar a barra de pinos nas partes que possuem 8 e 6 pinos.
Após isso a shield já está pronta para ser utilizada
Os pinos dessa shield seguem a seguinte relação. Os pinos mais externos são identicos aos do Arduino Uno.
Para este teste iremos precisar adicionalmente de:
Onde o projeto mostrará uma das vantagens dessa shield, que é poder conectar servos diretamente.
Na imagem abaixo está ligado com jumpers, mas não é necessário. Como no GIF acima, você pode ligar diretamente.
Carregue o código abaixo e você poderá fazer o teste para atestar a facilidade dessa shield
#include <Servo.h> Servo Servo1, Servo2; // Criando os objetos Servo 1 e Servo 2. int pos = 0; // Variavel que controla as posições dos servos void setup() { Servo1.attach(4); // Definindo o pino 4 para o servo 1 Servo2.attach(5); // Definindo o pino 5 para o servo 1 } void loop() { for (pos = 0; pos <= 180; pos += 1) { // Variando a posição de 0 a 180 acrescentando 1º // in steps of 1 degree Servo1.write(pos); // Fazendo os servos seguirem a posição definida na variável que recebeu o incremento Servo2.write(pos); delay(15); // Espera 15ms para fazer o movimento ser mais suave } for (pos = 180; pos >= 0; pos -= 1) { // Variando a posição de 180° a 0° acrescentando 1º Servo1.write(pos); // Fazendo os servos seguirem a posição definida na variável que recebeu o decremento Servo2.write(pos); delay(15); // Espera 15ms para fazer o movimento ser mais suave }
E o resultado será este:
Com essa shield, do jeito que está, infelizmente não é possível utilizar a maioria das shields, pois o Arduino Nano é fica muito alto em relação aos pinos, mas você pode fazer algumas adaptações caso seu propósito realmente for ter um Nano como Arduino Uno.
A primeira sugestão é dessoldar os pinos de ICSP do Arduino Nano, e utilizar headers longos em suas shields:
Com isso você conseguirá utilizar as shields de Uno.
Outra sugestão é comprar mais barra de pinos empilháveis. Dessa forma você poderá uma dentro da outra, e o pino femea ficará bem mais alto e podendo inserir uma shied.
Outra possibilidade é simplesmente tirar os headers femeas da shield e soldar o seu Arduino Nano diretamente na shield. Dessa forma ele se transformaria em um Uno permanente, que já vem com as conexões de uma sensor shield.
Nesse post vimos essa shield que permite você reutilizar seu Arduino Nano de uma forma que você talvez nunca utilizou, e ter todas as facilidades de um Arduino Uno.
Gostou da shield? Já conhecia? Fala para a gente nos comentários. Caso você comprou e gostou muito, tira uma foto e marca a gente lá no instagram: @eletrogate
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira dar uma sugestão, utilize o campo de comentários e te responderemos o mais rápido possível. Não esqueça de avaliar o post.
Muito obrigado por ter lido até aqui. Forte abraço!
Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!