Você sabia que as torneiras automáticas utilizam um interruptor infravermelho para identificar a proximidade de nossas mãos antes de ativá-la? No post de hoje iremos montar um circuito com essa função, onde um sensor infravermelho deverá acionar uma carga quando entrar no seu raio de reflexão e, após a retirada do objeto, a carga se mantém ligada até que novamente algo entre novamente no raio de reflexão. Conheça abaixo o funcionamento do sensor reflexivo:
O sensor infravermelho funciona com dois componentes principais: o fotodiodo (LED receptor) e o LED emissor de infravermelho. Eles tem como princípio de funcionamento a reflexão dos raios infravermelhos, onde o LED emissor emite luz nesse comprimento de onda e o fotodiodo os recebe, permitindo assim a transmissão de um sinal. Veja seu funcionamento nas imagens abaixo:
LEDs Emissor e Receptor Infravermelho. Créditos: squids.com
Funcionamento de um sensor reflexivo IR. Créditos: Mundo Projetado.
Falando sobre o módulo Sensor Infravermelho Reflexivo de Obstáculos, ele possui um circuito que permite a conversão das informações de reflexão em sinais digitais (0 ou 1). Assim, quando algo entrar no raio de reflexão do módulo, será enviado um sinal de nível lógico 0 (zero) e, quando não existir obstrução, será enviado um sinal de nível lógico 1, permitindo ao programador desenvolver a lógica necessária para seu projeto. O módulo também conta com um trimpot de ajuste para efetuarmos a calibração da sensibilidade do sensor.
Módulo reflexivo Infravermelho. Créditos: Arduino Easy
Para o projeto a ser desenvolvido, você precisará de:
Para a montagem do circuito, utilize o diagrama abaixo:
O diagrama elétrico acima representa a montagem correta na vida real. Você pode utilizá-lo como base para qualquer carga que deseja acionar, seja AC ou DC. É importante salientar o cuidado necessário ao trabalhar com tensões AC, pois existe o risco de choque elétrico e dano permanente aos componentes do circuito caso manipulada sem as devidas precauções.
Dito isso, falaremos sobre as ligações no Arduino: primeiro ligamos o pino de 5V e o GND à protoboard – são eles os responsáveis pela alimentação dos demais componentes! Em seguida, ligamos o pino 13 do Arduino ao pino OUT do sensor e o pino 12 do Arduino ao pino IN do módulo relé. Não se esqueça de energizar os pinos VCC e GND dos módulos infravermelho e relé!
Abaixo você confere a conexão dos fios de energia e sinal no módulo relé.
Conexões elétricas do módulo relé. Créditos: Eclats Antivols
O código completo para o projeto está descrito e comentado logo abaixo. Use-o como base e faça as adaptações necessárias para que seu projeto funcione da forma esperada!
int IR = 13; // nomeando o pino 13 como IR int carga = 12; // nomeando o pino 12 como carga int sensor ; // variável que armazena o sinal do sensor bool estado = 0;// variável que muda o estado do led ///////////////////////////////// // essa variável bool armazena apenas duas informações verdadeiro ou falso //////////////////////////////// void setup() { pinMode(carga, OUTPUT);// definindo a carga como saída pinMode(IR, INPUT);// definindo o IR como entrada digitalWrite(carga, 0);// inicializando desligada a carga } void loop() { sensor = digitalRead(IR); // fazendo a leitura do IR e armazenando na variável sensor if(sensor == 0)// se o sinal lido for igual a 0 então faça { estado = !estado; // inverte o estado da variável (função principal que permite inverte é o !) digitalWrite(carga, estado);// aciona de acordo com a variável estado while(sensor == 1);// enquanto o sinal lido for 1 vai executa essas condição delay(1100); } }
Agora basta carregá-lo em seu Arduino e pronto!
No vídeo abaixo você pode conferir o funcionamento do projeto. Foi utilizada uma pequena lâmpada, mas você pode acionar a carga que desejar utilizando o exemplo apresentado aqui.
Finalizamos aqui a montagem de mais um circuito voltado à automação. Com a lógica aprendida aqui, você poderá desenvolver circuitos diversos, como o já apresentado dispensador automático de álcool em gel, torneiras automáticas, barreiras de luzes e muitos outros projetos.
Como tarefa, deixaremos a sugestão de conhecer outros projetos envolvendo alguns componentes utilizados aqui, como a automação de uma residência utilizando o Arduino e um robô seguidor de linha utilizando o sensor infravermelho.
Esperamos que o post tenha contribuído para seu aprendizado e, caso tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários.
Um forte abraço e até a próxima!
Tenha a Metodologia Eletrogate na sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica Educacional.
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Tenha a Metodologia Eletrogate dentro da sua Escola! Conheça nosso Programa de Robótica nas Escolas!