Nesse tutorial, você conhecerá todas as informações básicas sobre o Microcontrolador ESP32. Como é um chip com muitos recursos e de certa forma complexo, a quantidade de material para ser estudado é muito grande. Com essa base apresentada aqui, poderá dar início ao aprendizado dele.
Em 2015, a empresa chinesa Espressif lançou o Microcontrolador ESP8266. O produto foi uma inovação tecnológica na época, pois já vinha com os circuitos de WIFI embutidos no próprio chip e com preço bem acessível. O uso do ESP8266 foi muito difundido devido à essas versatilidades. Com a bagagem tecnológica adquirida e com a garantia do sucesso do ESP8266, a Espressif lançou em 2016 um outro Microcontrolador com mais recursos além do WIFI, com Bluetooth também – o ESP32.
Esse ESP32 é um super chip ! Ele possui dois Microprocessadores Xtensa® 32-bit LX6 com até 600 DMIPS (velocidade de processamento). A frequência do clock pode ser de até 240 MHz, dependendo do modelo. A frequência mais comum é 160 MHz ( 10 vezes o clock do Arduino Uno).
Periféricos do Chip ESP32
Diagrama em Blocos do Chip ESP32
ESP32 Chip pinout (visto por cima) 48 pinos
Quando a Espressif lançou o ESP8266, ela só vendia o módulo sem regulador e sem interface USB-Serial. Isso dificultou para muitos, o uso desse módulo. Para evitar o mesmo erro, a Espressif lançou os módulos ESP32 e as placas de desenvolvimento (Development Boards) também :
Placas de Desenvolvimento do ESP32
Link com mais informações sobre Módulos e Boards de ESP32
Alguns outros fabricantes, criaram as suas próprias versões de Placas de Desenvolvimento :
Os Boards mais comuns encontrados aqui no Brasil , usam os módulos ESP-WROOM-32. Existem dois modelos de placas de desenvolvimento ESP32 DevKit, uma placa com 30 pinos e a outra com 38 pinos. As diferenças não são tão importantes, já que na Placa de 30 pinos não tem disponíveis os pinos para interface com o SD card ( SD0, SD1, SD2, SD3, CMD e CLK) . Não é recomendável o uso desses pinos, já que são usados pela memória Flash do módulo ESP32 !
Módulo WiFi ESP32s Bluetooth 38 pinos na loja Eletrogate
Toda placa ESP32 DevKit já tem um regulador de 3,3V, um chip de interface Serial-USB , um conector micro-USB, um LED e botões de RESET (EN) e de LOAD (BOOT). Pode ser usada similarmente como se fosse uma placa Arduino.
Usando o diagrama do site oficial, fiz um Pinout da placa ESP32 DevKit (não foi fabricada pela ESPRESSIF) :
Pinagem da Placa ESP32 DevKit – (38 pinos)
(para melhor visualização, abra a figura em uma nova guia)
O diagrama abaixo é do circuito eletrônico da placa de desenvolvimento ESP32-DevKit Versão 4 da Espressif.
Diagrama do Board ESP32 DevKit V4
(para melhor visualização, abra a figura em uma nova guia)
Essa placa ESP32 DEVKIT tem um regulador de 3,3V (corrente max 1A) , que pode ser o chip AMS1117 -3.3. No Datasheet do ESP32, esta especificado que a corrente fornecida para alimentação de 3,3V deve ser no mínimo de 500 mA. Portanto nunca conecte um outro módulo ou dispositivo que consuma mais do que 0,5 A, para não sobrecarregar esse regulador interno.
Link do Datasheet do REG AMS1117-3.3
A alimentação dessa placa pode ser feita através do próprio conector USB (5,0V) ou então através do pino 5V ou VIN , com uma alimentação regulada de 5,0V . Apesar do Regulador AMS1117 aceitar até 12V na entrada, recomendo que, se for alimentar a placa através desse pino, use sempre uma fonte regulada de 5V, pois assim nunca sobre-aquecerá o mesmo ! Evitando um possível defeito no regulador. Não recomendo que use o pino 3V3 para alimentar a placa com 3,3V . Esse pino é a saída do regulador de 3,3V e não a entrada. Mas no site da ESPRESSIF, considera também que a alimentação possa ser através do pino 3V3. Mas uma observação importante : as opções de alimentação são mutuamente exclusivas, isto é, somente poderá usar uma opção (USB, 5V ou 3,3V) . Não use mais de uma opção, pois poderá danificar algum componente da placa. Não se esqueça de conectar o GND da fonte no GND da placa.
O Chip da interface Serial-USB é o CP2102 da Silicon Labs. Ele suporta USB 2.0 com velocidade de até 1 MBps (não suporta USB 3.0). Na placa ESP32 DEVKIT, a alimentação 3,3V do CP2102 é feita através do regulador AMS1117. Consumo máximo de corrente é de apenas 26 mA. O CP2102 possui um regulador interno de 3,3V, mas nessa placa esse regulador esta inoperante.
Link para download dos drivers do CP2102 para Windows, Macintosh OSX, Linux e Android :
Essa é a foto em alta definição da Placa ESP32 DEVKIT (38 pinos) :
(para melhor visualização, abra a figura em uma nova guia)
OBS: O pino G33 na parte superior da imagem esta identificado incorretamente ! Esta escrito G23, mas o correto é G33 (entre os pinos G25 e G32) .
Essa é a foto em alta definição da Placa ESP32 DEVKIT (30 pinos) :
(para melhor visualização, abra a figura em uma nova guia)
Botão de RST (ou EN) – dá um pulso LOW no pino EN , reset do módulo ESP32.
Botão de BOOT – dá um pulso LOW no pino GPIO 0 – permite a gravação do programa no ESP32.
Observação interessante : Os pinos DTR e RTS do Chip CP2102, controlam o pino ENA (reset chip ESP32) e o pino GPIO0 (Load program). Portanto, ao gravar um programa com a IDE Arduino, não é necessário pressionar o botão de BOOT (Load). Muito melhor do que no ESP8266 !
Conhecendo o ESP32 – Usando Arduino IDE (2)
Forum da ESPRESSIF para o ESP32
The Internet of Things with ESP32
No próximo tutorial, você aprenderá a usar o ESP32.
Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!
|
A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.
Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!