Projetos

Dispensador Automático de Álcool Líquido

Eletrogate 16 de abril de 202010 min

Introdução

Se você leu nosso post do Sinalizador para te lembrar de lavar as mãos, talvez você sentiu falta de algo: um dispensador de álcool automático para incluir no projeto. Dessa forma, tudo seria de forma automática, sem precisar ter contato com os objetos.

O principio por trás deste dispensador de álcool liquido ou outros fluídos, é o mesmo das torneiras ou bebedouros automáticos, onde usamos um sensor sem fio, que nesse caso é um sensor infravermelho, que faz o acionamento de uma bomba (ou uma válvula solenoide, no caso de uma torneira.)

O projeto de hoje é bastante simples, podendo ser feito por pessoas que nunca tiveram contato com o Arduino e ser apresentado em feiras de ciência, e apresentações afim.

O mesmo projeto será abordado de duas formas. Uma será usando o Arduino, que é para ser simples de integrar a outros componentes de automação, e poder fazer alarmes de alerta, etc. A outra forma será usar eletrônica pura, onde o resultado será idêntico e pode ser muito bom para projetos finais, mas não há a opção de uma integração tão boa com outras tecnologias.


Resumo sobre Transistor

Neste post iremos fazer um acionamento de uma mini bomba de água. Acontece que não é possível fazer o acionamento da bomba diretamente pela porta digital do Arduino, porque cada pino só libera em torno de 40 mA de corrente máxima. Com isso, iremos precisar de algo que faça o acionamento usando diretamente a alimentação de 5V, que pode liberar até 500mA sem maiores consequências.

Se você pensou em um relé, ele poderia ser usado perfeitamente, mas para usar algo que custe mais barato e seja menor, usaremos um transistor. Um transistor pode possuir um destes simbolos:

Isso porque existe transistor do tipo NPN e PNP. Aqui tentarei explicar da melhor forma como funciona um transistor na configuração que iremos usar e a diferença entre o NPN e o PNP.

Nesse post usaremos um transistor na configuração de corte e saturação, onde ele funciona como uma chave que interrompe ou faz a ligação de um circuito.

Uma boa definição deste tipo de transistor que estamos usando é que ele é um multiplicador de corrente. Isso quer dizer que ele funciona como um circuito aberto quando não passa nenhuma corrente por B, e como um circuito fechado se a corrente que passa por B for grande o suficiente. Grande o suficiente quer dizer que, como o transistor é um multiplicador de corrente, a corrente que passa por B vai ser multiplicado N vezes para passar por C em direção a E.

Observe que um transistor possui 3 terminais B (base), C (Coletor) e E(Emissor). Nessa configuração o terminal B serve para controlar a corrente que passa C e E.

Exemplo: se uma corrente de 5mA passa por B, uma corrente de até 350mA pode passar por C e E, e se passar 0mA por B, passará 0mA por C e E.

A diferença do tipo NPN para o PNP é que o NPN funciona com lógica direta, isso é, quando você coloca um sinal alto (HIGH) na base (B) do transistor, você fará que a corrente elétrica passe, e um sinal baixo (LOW) faz com que a corrente não passe. Já no PNP o comportamento é o contrário, um sinal HIGH faz com que o circuito fique em corte, e em LOW o circuito fica fechado.

Claro, isso daqui é um breve resumo. Para uma explicação mais completa e detalhada, recomendo livros didáticos bem conceituados, como o Microeletrônica  do Sedra & Smith.


Montagem com o Arduino

Materiais necessários para o projeto Dispensador Automático de Álcool Líquido

cta_cart

Procedimentos:

Coloque o fio metálico dentro da mangueira de aquário, dessa forma conseguiremos modelar a mangueira para um formato desejado.

Faça a dimensão da mangueira e do fio de acordo com o tamanho do pote escolhido, e forma que a mangueira saia do pote e faça uma curva apontando para baixo.

Encaixe a mangueira de aquário na ponta da mini-bomba. Se o encaixe não estiver sendo feito de forma fácil, você pode afrouxar a bitola da mangueira colocando um alicate de bico dentro e forçando para fazer a mangueira alargar e encaixar mais fácil com a mini-bomba.

Faça um furo no pote com uma faca ou furadeira, o suficiente para passar a mangueira de aquário e os fios da bomba.

Obs: Se você for criança, peça ajuda a um adulto

Se necessário, solde ou emende um outro fio (ou jumper) nos cabos da mini-bomba para aumentar o tamanho e facilitar a conexão na protoboard.

A ligação elétrica a ser feita é essa:

Coloque o sensor de obstáculo colado em cima da tampa do pote.

O resultado deve ser algo parecido com este:

O código para fazer o acionamento é relativamente simples, basta fazer:

#define pinSensor 2
#define pinBomba 3

void setup() {
  pinMode(pinSensor,INPUT);
  pinMode(pinBomba,OUTPUT);
}

void loop() {
  !digitalRead(pinSensor)? digitalWrite(pinBomba, HIGH) : digitalWrite(pinBomba, LOW);
}

E o resultado final deverá ser este:


Montagem sem Arduino

Para fazer a montagem sem usar o Arduino iremos precisar somente de:

Materiais:

A montagem da estrutura é exatamente a mesma que foi usada usando o Arduino, o que mudará, é que o sinal do sensor de obstáculo será enviado diretamente ao Transistor. Note que o sinal que é enviado do sensor funciona da seguinte forma:

  • HIGH = Obstáculo não detectado
  • LOW = Obstáculo detectado

Dessa forma, o transistor ideal para essa montagem é PNP, pois como dito anteriormente, ele trabalha bem com lógicas invertidas.

A montagem elétrica será essa:

Cole o sensor e os componentes na tampa, e os isole bastante, podendo ser colados com cola quente.

E o resultado será o mesmo.


Dicas e orientações:

  • Não ligue a bomba sem água
  • Não use álcool em gel (opte pelo álcool líquido)

Se caso você montou com o Arduino, aproveite para incluir várias funcionalidades e postar no instagram (Lembre de nos marcar lá, fechou? @eletrogate)

Gostou do projeto? Deixe um curtir!

Dúvidas e sugestões deixe um comentário!

Muito obrigado por ter lido até aqui.

Conheça a Metodologia Eletrogate e ofereça aulas de robótica em sua escola!


Sobre o Autor


Gustavo Nery

Cursando Engenharia de Controle e Automação pela UFMG. Apaixonado por eletrônica, computação e tecnologias na área de sistemas embarcados. Nos tempos livres me divido entre desenvolver pesquisa na universidade, adquirir novos conhecimentos e estar com a família.


Eletrogate

16 de abril de 2020

A Eletrogate é uma loja virtual de componentes eletrônicos do Brasil e possui diversos produtos relacionados à Arduino, Automação, Robótica e Eletrônica em geral.

Conheça a Metodologia Eletrogate e Lecione um Curso de Robótica nas Escolas da sua Região!

Eletrogate Robô

Cadastre-se e fique por
dentro de novidades!